São Paulo, segunda, 24 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criança tem 8 meses e 3 kg

do enviado especial ao Ceará

Graciele Felinto da Silva é desnutrida desde que nasceu, há oito meses. Sua mãe, Francisca da Silva, 18, também sempre foi desnutrida. Graciele pesa 2,9 kg. O normal seria ter 8 kg. Aos seis meses de idade chegou a pesar 1,5 kg, quando deveria ter 6 kg.
Soro ligado ao pé, a menina respira devagar, em pequenos sobressaltos no berço do hospital pediátrico Moura Rocha, na cidade cearense do Crato, onde está internada em estado grave há dez dias.
A internação, com 40 graus de febre e "obrando verde", foi conseguida depois que o hospital de Antonina do Norte, na periferia do Crato, recusou-se a recebê-la, por falta de medicamentos.
Como a mãe, Graciele é anêmica. Até quinta passada consumira dez tubos de soro e uma bolsa de sangue. É a única filha de Francisca, que pesava 39 kg quando deu à luz, aos sete meses de gravidez.
O marido, de 24 anos, deixou a região, refazendo a trajetória de milhões de nordestinos neste século. Conseguiu vaga numa transportadora em São Paulo, de onde envia R$ 100 por mês.
A mãe diz que nunca faltou leite para Graciele, mesmo depois das interrupções havidas no programa de distribuição de leite no Ceará.
A água que Graciele bebe não é tratada, vem da bica da casa. É o único líquido que ela não vomita. Os médicos acham que Graciele até que está reagindo bem à hospitalização. Antes, ela nem tinha energia para chorar.
Graciele nunca mamou no peito, porque não conseguia sugar, segundo a mãe. Também não se adaptou ao leite em pó, o que agrava o quadro criado pelas contínuas diarréias.
Há estudos que dizem que apenas dois anos de escolaridade reduzem a mortalidade infantil em índices que variam de 38% a 60%.
Francisca estudou até a quinta série do primeiro grau, só que não aprendeu a ler nem escrever. Ao lado da filha, a mãe procura manter a esperança: "Sempre eu tive fé de que ela fosse viver. Tenho o medo maior do mundo de ela morrer". (MVS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.