São Paulo, sábado, 24 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com nova decisão, juiz reconduz os 13 vereadores cassados em SP

Ricardo Teixeira (PSDB) foi o último a recuperar mandato; Justiça avalia mais 16 casos

FLÁVIO FERREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça Eleitoral determinou ontem a suspensão da cassação do vereador de São Paulo Ricardo Teixeira (PSDB). Com isso, acabou livrando da perda imediata de mandato os 13 legisladores cassados nesta semana sob a acusação de terem recebido doações ilegais da AIB (Associação Imobiliária Brasileira) nas eleições passadas.
Ao todo, já chegaram à Justiça 34 ações do Ministério Público relativas a vereadores eleitos. Além das 13 cassações, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloisio Silveira, absolveu cinco legisladores. Entre os outros 16 processos a serem analisados pelo juiz, há casos que envolvem supostas doações eleitorais realizadas por empresas concessionárias de serviços públicos, o que é proibido pela lei.
Os processos já julgados vão agora para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.
As contas de campanha do prefeito Gilberto Kassab (DEM) também estão sendo julgadas pela Justiça. O processo pode levar à cassação do prefeito. Os candidatos derrotados em 2008 Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) também estão tendo as contas avaliadas judicialmente, e eles podem ser declarados inelegíveis.
A AIB é acusada de ser entidade de fachada do Secovi (sindicato do setor imobiliário) para fazer doações a políticos. A lei proíbe que os sindicatos financiem campanhas. As entidades negam irregularidades.


Texto Anterior: AGU: Lula faz brincadeira com xará em posse de novo advogado-geral
Próximo Texto: STF limita prazo para autoridade depor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.