São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"MENSALÃO"/CPI DOS CORREIOS

Tucano Fruet se nega a incluir referência a caixa 2 na campanha de Eduardo Azeredo

Impasse pode adiar votação de relatório

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A votação do relatório parcial da CPI dos Correios sobre a movimentação financeira do publicitário Marcos Valério, prevista para hoje, deve ser adiada por falta de acordo entre o PT e a oposição.
O autor do relatório, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), não concorda em incluir referência a Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) à reeleição ao governo de Minas, em 1998. Ele admitiu a utilização de caixa dois.
"Não dá para confundir critério de investigação com compensação. Parece barganha", disse Fruet. Ele afirma que não chegaram ainda os dados sobre o período de 1998 a 2002.
O relator Osmar Serraglio (PMDB-PR) ameaçou alterar o texto. "Não existe relatório de sub-relator, todos são do relator. A divisão das sub-relatorias entre partidos não é para politizar, é para mostrar transparência."
"Se o relatório não for modificado trabalhamos com três alternativas: não votar, propor emendas ao texto ou apresentar um substitutivo", disse o deputado Carlos Abicalil (PT-MT).

Pressão
O presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), foi pressionado por integrantes da comissão a afastar o deputado Carlos Willian (PMDB-MG) da sub-relatoria que investiga irregularidades no IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).
Membros da comissão afirmam que Willian estaria apresentando pedidos de quebra de sigilo de corretoras que não estão no escopo de investigações do IRB.
Willian reconhece que apresentou requerimentos que extrapolam sua sub-relatoria, mas afirmou ter esse direito por ser membro da CPI.


Texto Anterior: Conexão Ribeirão: 4ª testemunha diz que Leão Leão foi favorecida
Próximo Texto: Janio de Freitas: Ruído na transmissão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.