São Paulo, sábado, 24 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denunciados ignoram convite da Promotoria

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O senador Eduardo Azeredo (PSDB) e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia (PTB) ignoraram três convites do Ministério Público mineiro para dar esclarecimentos sobre o valerioduto.
O procedimento investigatório 131/05 foi aberto em julho de 2005 para apurar suposto esquema de financiamento irregular na campanha de Azeredo em 1998.
Os ofícios foram encaminhados pelos promotores a Azeredo e a Walfrido em julho de 2006 e em janeiro e fevereiro deste ano. Mesmo com a prerrogativa de definirem data, horário e local, os dois não responderam.
Azeredo disse, via assessoria, que "não há motivo específico" para a recusa aos convites. Disse que o caso está sendo esclarecido em Brasília, e que irá depor "sem problemas" se achar necessário.
Walfrido disse, via assessoria, que recebeu dois convites e que ligou para o procurador-geral de Justiça de Minas para combinar uma data, o que não ocorreu. Disse que nunca se negou a prestar esclarecimentos.
Fora do cargo de ministro, Walfrido pode agora ser convocado a depor. Não há, contudo, intenção da Promotoria de fazê-lo. Para um promotor do caso, cabe a ele tomar a iniciativa. Como a apuração da Promotoria se dá na esfera cível, Azeredo não tem foro privilegiado no caso. (TG)


Texto Anterior: Não há relação com governo, afirma Aécio
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.