São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

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Brasil tenta vender serviços hospitalares para estrangeiros

DO ENVIADO A DAVOS

O governo brasileiro incluiu um novo e peculiar item no pacote de vendas ao exterior: serviços hospitalares.
Juan Quirós, presidente da Apex (Agência de Promoção das Exportações), conta que, em especial nos países árabes, há um bom número de pessoas que só faz tratamento de saúde no exterior (Europa e EUA).
O Brasil, diz Quirós, tem qualidade suficiente em hospitais como o Albert Einstein e o Samaritano, entre outros, para conquistar essa clientela.
Outra área não-tradicional em que a Apex tenta conseguir investidores é a imobiliária.
À parte áreas não-tradicionais, a grande aposta brasileira, segundo executivos presentes ao fórum de Davos, continua sendo a energia renovável.
"O grande diferencial para o Brasil é o fato de o país ter conseguido independência na sua agenda energética", diz José Carlos Grubisich (Braskem, maior petroquímica da América Latina), em alusão à auto-suficiência em petróleo e desenvolvimento do biocombustível.
De fato, combustíveis alternativos entraram na agenda global, mas as medidas protecionistas continuam intactas. É um tema que certamente o presidente Lula aproveitará para tratar em Davos. (CR)


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