São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Os banqueiros

Duas reportagens, uma do "Wall Street Journal", outra do "New York Times", ecoaram e derrubaram a recepção até então positiva do novo pacote. O "WSJ", com eco por Talking Points Memo etc., noticiou como "os banqueiros, chocados com a lei que taxa bônus, viraram a mesa" ao serem chamados para discutir o pacote, que requer sua participação. "A mensagem dos bancos: Se querem nossa ajuda para o crédito voltar a fluir para consumidores e empresas, parem com a corrida para punir nossos bônus."
E o "NYT", com eco por Huffington Post etc., deu que o Goldman Sachs "se prepara para devolver logo o dinheiro" público que recebeu. O motivo apresentado por um executivo do banco, que "insistiu para não ser identificado" por medo do Tesouro: "É simplesmente impossível dirigir nossos negócios nesse ambiente", em referência ao clamor contra os bônus.
No Congresso, secretário do Tesouro e presidente do Fed pediram "mais poderes" sobre os bancos, nas manchetes on-line. E Wall Street veio abaixo.
Para fechar, Obama surgiu em cadeia de TV e web e falou em "sinais de progresso", destaque do "NYT".

KRUGMAN DIZ NÃO
ft.com
Obama e Tim Geithner no meio da guerra entre Congresso e bancos

Por dois dias em seu blog e também no blog Room for Debate, ambos do "NYT", o Nobel Paul Krugman vem postando sua opinião sobre o pacote. Em suma, de ontem: "Os bancos estão realmente com grandes problemas, que vão além da simples falta de confiança, e subsidiar compra de ativos tóxicos não tem chance de mudar as coisas".

WOLF TAMBÉM
E o colunista Martin Wolf apareceu na submanchete on-line do "Financial Times", com a ilustração acima, alertando no enunciado que o "Resgate bem-sucedido dos bancos ainda está distante". Diz que o pacote pode até ser "obstáculo à recapitalização", esta sim necessária e que se tornaria agora ainda mais impopular.

ROUBINI DIZ SIM
"Dr. Doom", Senhor Apocalipse, escreve hoje no "Daily News" e adiantou ontem no blog que vê o pacote "como um passo positivo na direção de limpar os ativos tóxicos dos balanços dos bancos". Mas faz "duas advertências". Primeiro, "bancos podem não querer encarar a realidade e vender ativos a preços abaixo de seus valores correntes, pois isso vai expor a perdas maiores e desvalorizações; portanto, eles devem ser forçados a vender tais ativos". Segundo, "a venda vai mostrar a insolvência de algumas instituições; portanto, elas devem ser fechadas".

CRISE? QUE CRISE?
goodenewsnetwork.org
Correspondente em Nova York, Lucas Mendes postou na BBC Brasil sobre o amontoado de "notícias ruins", do "negativismo que domina" a cobertura por lá, e sugeriu trocar "jornais e telejornais por vinhos, livros e filmes". Correspondente em Washington, Sérgio Dávila postou no UOL uma "boa notícia: um site só com boas notícias", com manchetes tipo "Pinguins são soltos após recuperação".

"FT" APOSTA NO BRASIL
Sob o título "Apostando no Brasil", Betting on Brazil, o "Financial Times" publica hoje e adiantou ontem no site que, "Conforme as preocupações se espalham ao redor do mundo, quanto à recessão global, o Brasil continua a ser visto como um dos poucos países a oferecer a perspectiva de crescimento econômico nos próximos anos". A longa reportagem ressalta que "as companhias estrangeiras continuam chegando ao Brasil", detalha o experiência da agência M&C Saatchi, e mostra o caminho das pedras.

O CRÉDITO
No topo das buscas de Brasil pelo Yahoo News, a Bloomberg postou notícia com pouca atenção por aqui, o projeto do Banco do Brasil de aumentar os empréstimos a fazendeiros em até 28%.

A GREVE
Já no topo das buscas de Brasil pelo Google News, um link para o "NYT" que com "WSJ" e outros passou a ter maior atenção no agregador. No caso, a notícia destacada era a greve na Petrobras.

ESTUDANTES E O BANQUEIRO
Sobre a sabatina de ontem, a Folha Online chegou a dar a submanchete "Estudantes protestam contra Gilmar Mendes", ele que "soltou Daniel Dantas, um banqueiro que enriqueceu às custas dos cofres públicos", segundo um líder estudantil. Depois, nos enunciados de Folha Online, Globo Online e do Estadão, todos em destaque, "Gilmar Mendes diz que juiz De Sanctis quis desmoralizar o Supremo", com a segunda prisão do banqueiro.



Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Imprensa: Polícia prende cinco suspeitos de jogar granadas em jornal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.