São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MATO GROSSO

Blairo dá pensão a ex-vice que governou por 40 dias

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O governo de Mato Grosso concedeu aposentadoria de R$ 11.035, vitalícia e mensal, à ex-vice-governadora Iraci França (PR), porque ela exerceu o cargo de governadora por cerca de 40 dias, durante viagens do governador Blairo Maggi (PR) feitas entre 2003 e 2006.
O primeiro pagamento será no início de maio. França é aliada de Maggi. Após as eleições, ela trocou o PPS pelo PR com o grupo político do governador. Maggi se reelegeu e França ficou sem cargo.
A aposentadoria de França elevará para R$ 199,9 mil o gasto mensal do governo com pagamento de pensões a dez ex-governadores e às famílias de outros cinco que já morreram. Entre os que recebem benefício estão o senador Jayme Campos (DEM) e o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), ambos eleitos em 2006.
"Não havia o que discutir. É um direito adquirido dela [França] previsto em lei", disse o secretário substituto da Administração, Paulo Roberto Francisco da Silva.
Uma emenda à Constituição de Mato Grosso, feita em 1978, criou o pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governadores. A lei beneficiava também o vice desde que ele assumisse o cargo e assinado alguma medida.
Em setembro de 2003, outra emenda acabou com o benefício. Mas, segundo o secretário da Administração, França tomou posse como vice-governadora em janeiro de 2003, período anterior à emenda. Procurada por duas vezes ontem, a assessoria de França informou que ela estava em reunião.


Texto Anterior: STJ: Advogados pedem cópias dos autos da operação Têmis em Brasília
Próximo Texto: Meio ambiente: Marina Silva quer mudanças em ministério
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.