São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empréstimos podem ser suspensos, diz BNDES

Segundo nota, banco aguarda PF informar os alvos de "ação supostamente criminosa"

Conselho de Administração do BNDES não participa de questões como definição de empréstimos, diz o banco; papel é analisar estratégias

DA SUCURSAL DO RIO

O BNDES informou que pode suspender os empréstimos sob suspeita na Operação Santa Tereza e adotar medidas legais. Em nota, disse que aguarda a divulgação pela Polícia Federal das operações do banco que podem ter sido alvo de "ação supostamente criminosa".
"Em respeito aos princípios de transparência e rigor na utilização dos recursos públicos sob sua responsabilidade, o banco informa que já se colocou à disposição da PF para colaborar com as investigações e tem o máximo interesse no rápido esclarecimento dos fatos."
Os empréstimos costumam ser liberados em parcelas, de acordo com o andamento dos projetos financiados. De acordo com o BNDES, o banco faz um acompanhamento dos projetos que financia.
Foi preso ontem um dos representantes do Conselho de Administração do BNDES, o advogado Ricardo Tosto, indicado pela Força Sindical. Segundo o banco, o conselho não participa de questões operacionais, como a definição de empréstimos. Seu papel, diz, é analisar aspectos estratégicos, como políticas gerais, áreas prioritárias de desenvolvimento ou questões como aumento do quadro de funcionários.
O conselho se reúne a cada três meses e inclui representações de trabalhadores, empresários e governo. Segundo o BNDES, embora não haja uma prerrogativa oficial para que as entidades escolham um representante, trata-se de uma tradição. A lista inclui os ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento), Carlos Lupi (Trabalho) e Paulo Bernardo (Planejamento), além de representantes do empresariado, como Eduardo Eugenio Vieira (Firjan) e Paulo Skaf (Fiesp). (JANAINA LAGE)


Texto Anterior: Saiba mais: Advogado e sócios doaram R$ 366 mil a políticos em 2006
Próximo Texto: Minas Gerais: Prefeito volta a Juiz de Fora após 13 dias preso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.