São Paulo, sábado, 25 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESMATAMENTO

Incra vigiará assentamentos na Amazônia com satélites

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) usarão imagens de satélite para identificar desmatamentos ilegais em assentamentos e para fiscalizar o cumprimento da função social dos imóveis rurais.
Segundo o presidente do Incra, Rolf Hackbart, o projeto vai fiscalizar o "arco de desmatamento", que engloba o sul do Pará, norte de Mato Grosso, Rondônia e o sul do Amazonas.
O Inpe já monitora o desmatamento na Amazônia, mas sem distinguir em que tipo de área ele ocorre.
O coordenador do programa Amazônia do Inpe, Dalton Valeriano, diz que, hoje, o órgão só identifica desmates superiores a 6,2 hectares, muito maiores do que os verificados em assentamentos.
Para conseguir fiscalizar essas áreas com eficiência, o projeto vai seguir três passos. Primeiro, serão mapeados os assentamentos em imagens de satélite. Em seguida, essas imagens vão passar por uma reinterpretação.
O terceiro passo vai ser a utilização de imagens de alta resolução de um satélite japonês, que permitirão visualizar desmatamentos ainda menores que 6,2 hectares.


Texto Anterior: Em depoimento, ex-tesoureiro diz que é inocente
Próximo Texto: Amorim visita Chávez para falar de Mercosul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.