São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corregedoria da Câmara vai investigar deputado

RANIER BRAGON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), assinou ontem despacho determinando que a Corregedoria da Casa investigue as acusações de envolvimento de Roberto Jefferson (PTB-RJ) com um suposto esquema de corrupção nos Correios.
A investigação é motivada por solicitação feita pelo deputado Alberto Fraga (sem partido-DF) para que o Conselho de Ética abra processo contra Jefferson por quebra de decoro parlamentar.
"O recebimento de indevida vantagem, propina, revela-se de extrema gravidade pois ocorre dentro de uma empresa estatal e, segundo o funcionário [Maurício] Marinho [ex-chefe de Contratação e Administração de Material dos Correios], com o aval do presidente nacional do PTB, razões que motivam a abertura de processo a fim de que esta Casa dê uma efetiva resposta à sociedade", afirma o ofício de Fraga.
Caso a corregedoria, comandada pelo deputado Ciro Nogueira (PP-PI), avalie que há envolvimento de Jefferson com o esquema, é dado parecer por abertura de processo no Conselho de Ética, que, se entender pela culpa, sugere a cassação do mandato. Isso só ocorre com o apoio da maioria dos deputados (257 de 513) em votação secreta no plenário. Em seu despacho, Severino determina ainda que o caso seja analisado pela Procuradoria da Casa.


Texto Anterior: Petebista nomeou cargo-chave na ANS
Próximo Texto: Governo sob pressão: Kotscho defende CPI e vê "fim de feira moral" no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.