São Paulo, terça-feira, 25 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista propõe mudança na escolha para STF

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a mudança do critério de nomeação dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
"Eu preferiria que um conselho independente decidisse isso, até para preservar efetivamente a independência dos poderes", declarou Lula na sede da OAB paulista.
O petista citou dois ministros com vínculos históricos com o governo Fernando Henrique Cardoso para exemplificar sua tese -Nelson Jobim, ex-ministro da Justiça, e Gilmar Mendes, ex-advogado-geral da União. "Não estou questionando a competência técnica deles. Mas é preciso criar novos mecanismos", disse.
A proposta de reforma do Poder Judiciário que tramita no Senado proíbe que seja nomeado ministro do STF quem tenha exercido, nos três anos anteriores, mandato de cargo eletivo ou cargos de ministro de Estado, procurador-geral da República e advogado-geral da União, entre outros.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Para Ciro, Lula e FHC fazem "teatro" eleitoral
Próximo Texto: Para economistas, carta reduz "ambiguidade" do PT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.