São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Dona Ruth

No que foi possível acompanhar, o Globo Online deu a notícia pouco antes das 21h, na internet, e a Record News pouco depois, na televisão. Ambos com informações do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que registrou ainda o cancelamento da festa pelos 20 anos do partido. Globo e as redes abertas deram depois, sem alterar programação. A Record News cobriu sem parar por duas horas, abrindo com entrevista ao vivo de Geraldo Alckmin, que lembrou a "companheira do partido". Depois, também por sites, rádios e outros, falaram Arthur Virgílio, Paulo Renato, José Gregori, Marcos Mendonça, Alberto Goldman, que concentraram a memória de Ruth Cardoso no papel de primeira-dama, dona Ruth, como foi chamada na cobertura, e pouco na antropologia e em sua trajetória pessoal.

GLOBO VS. CRIVELLA
video.globo.com
No "JN", o "acordo com traficantes"
Entra Fátima Bernardes à tarde e anuncia que "Nelson Jobim decide tirar o Exército do morro". Foi ordem de um juiz eleitoral que "recebeu denúncia anônima de que Marcelo Crivella estaria usando as obras como propaganda ilegal". As "provas seriam a página do senador na internet e um folheto" sobre o Cimento Social.
O "Jornal Nacional", posteriormente, mostrou o próprio folheto, no processo, e fez uma entrevista com o juiz.
Dias atrás, o mesmo "JN" passou a destacar, sobre o morro da Providência, que o "setor de inteligência" do Exército descobriu que "pessoa que se apresentou como assessor do senador teria feito acordo com traficantes".

GLOBO VS. DUNGA
video.globo.com
No "Fantástico", o "adeus" da emissora
Na sexta, em entrevista a Luciano Borges no Terra, o técnico Dunga saiu dizendo que "a poderosa manda". Que "tinham a escalação, o time, as preferências, mas isso mudou", daí a campanha contra ele. "Não digo que seja a TV Globo, mas alguns que trabalham lá." Aliás, "sei que vão fazer leitura labial comigo, mas eu não mudo".
No domingo, o "Fantástico" fez mais. Além da leitura labial, a Globo elevou o volume e abriu legenda para a torcida. Primeiro, dizendo "burro, burro". Por fim, encerrando o quadro, "Adeus, Dunga".

O VICE?
Charles Trainor Jr./miamiherald.com
McCain com Charlie Crist nos Everglades
Uma semana atrás, o "Wall Street Journal" deu que o governador Charlie Crist "mudou sua posição de muito tempo, contra explorar petróleo no mar" da Flórida, em apoio a John McCain. Especulou-se que seria vice do republicano, mas a mudança provocou forte resistência no Estado. Crist, visto até então como conservador verde, reagiu ontem no "Miami Herald" propondo a compra da U.S. Sugar para recuperar os Everglades, região pantanosa da Flórida. E já voltou a ser "festejado por grupos ambientalistas", segundo o site do "New York Times".

BRASIL AMEAÇA
No topo das buscas no Yahoo News, da Bloomberg, "Brasil pode tomar depósitos de fertilizantes". O ministro da Agricultura diz que o país tem "minas com fosfato o bastante, mas as empresas não investem" e o Brasil importa. Falou de Bunge, Cargill etc.

"PERDIDA", NÃO
Questionada no exterior, a Survival International negou ter "enganado a mídia" com as fotos da tribo no Acre. Segundo a Reuters, a ONG afirma que não descreveu a tribo como "perdida". Segundo denúncia do "Observer", a tribo é conhecida há "cem anos".

"WINGS"
miamiherald.com
No alto da primeira página do "Miami Herald", a Embraer "abre as asas" nos EUA, com expansão da produção por lá


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Rio Grande do Sul: Procuradoria apura fraude no Projovem
Próximo Texto: Eleições 2008 / Fortaleza: Ciro critica petista e diz que cidade é "puteiro a céu aberto"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.