São Paulo, quinta, 25 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT quer privatização fora do debate

CARLOS EDUARDO ALVES
da Reportagem Local

O PT já admite que errou ao tornar o assunto privatização a prioridade da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.
"Privatização não é mote de campanha. O fundamental agora é apresentar soluções para os problemas do país", afirmou José Dirceu, presidente nacional do PT e um dos formuladores do discurso do partido.
Lula relutou, mas já aceitou os argumentos que apontam a inconveniência, para sua candidatura, de transformar os casos Telebrás e Vale do Rio Doce em temas únicos da campanha.
A avaliação, na cúpula petista, é que Leonel Brizola (PDT), candidato a vice na coligação de esquerda, e Lula "morderam a isca" do governo nas últimas semanas, quando praticamente abandonaram a questão desemprego.
O raciocínio é que a discussão do desemprego é o principal trunfo de Lula por ser um tema que aflige diretamente o cidadão. Já as privatizações, mesmo para quem é contra, não atingem imediatamente o cotidiano do eleitor.
"Não vamos fugir do debate, somos contra as privatizações, mas encerramos o assunto ao definir o caminho das auditorias", declarou Dirceu.
Para o dirigente petista, emprego, educação e agricultura devem voltar à primeira página da agenda de Lula. "Vamos mostrar que os cinco dedos da campanha de Fernando Henrique em 94 não foram cumpridos", afirmou Dirceu, referindo-se às metas tucanas na disputa presidencial passada.
Dirceu criticou o discurso de FHC em Osasco. "Com o cacarejando, FHC comete o mesmo erro do vagabundo aos aposentados. Um presidente deve manter o comportamento", disse.
O petista também duvidou do sucesso do plano habitacional anunciado ontem por FHC: "É o terceiro plano, no mínimo, que se anuncia para incentivar a construção civil e, no entanto, nenhum saiu do papel até agora".
Lula preferiu não polemizar com o presidente da República. "Não vou abaixar o nível da campanha", afirmou Lula.
O candidato petista faz campanha hoje com evangélicos no Rio. O PT alugou uma casa na avenida Pacaembu, em São Paulo, para ser o principal comitê de Lula.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.