São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder do tráfico da Rocinha pressiona por voto em candidato, diz polícia

LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

Uma suposta ata de reunião de traficantes da Rocinha (zona sul do Rio), apreendida ontem, indica a ligação de um candidato a vereador do Rio com o tráfico de drogas da favela, na avaliação da Polícia Civil. O documento detalha uma série de determinações que, para a polícia, são do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, apontado com o chefe do tráfico de drogas da Rocinha.
As determinações seriam para eleger Luiz Cláudio de Oliveira, o Claudinho da Academia, presidente da Associação de Moradores da Rua 1 e candidato a vereador pelo PSDC. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio disse não saber se há outros candidatos a vereador com residência na Rocinha.
O documento foi encontrado ontem na casa de uma namorada de Nem, segundo o delegado Allan Turnowski, que comandou operação na Rocinha em busca de traficantes de drogas.
Trata-se da ata, de acordo com o delegado, de reunião que Nem fez no mês passado com lideranças da Rocinha e com outros traficantes, na qual determina "empenho" para eleger o candidato que, para a polícia, é Claudinho da Academia.
"Todo o empenho para o candidato da Rocinha. Não aceito derrota! Ninguém trabalhando para candidato de fora. Não agendar, não convidar para eventos", diz um dos pontos da suposta ata. Outro trecho pede a líderes da favela "estratégia mais detalhada para a campanha do candidato da Rocinha".
"Ele dá claras orientações para eleger esse candidato", disse o delegado. A lista sugere também, para a polícia, que o tráfico exerce influência na distribuição de gás e no comércio informal da Rocinha.
O documento foi enviado para a chefia da Polícia Civil, que informou que vai decidir se fará investigação própria ou encaminhará para órgão eleitoral.
A reportagem tentou falar com o candidato Claudinho da Academia e deixou dois recados na secretária eletrônica de seu celular, mas até a conclusão desta edição não obteve resposta. Anteontem, ele já havia negado acusações de ligação com o tráfico da Rocinha.


Texto Anterior: Eleições 2008 / Rio de Janeiro: Crivella lidera com 24%; Paes sobe 4 pontos
Próximo Texto: Eleições 2008 / Porto Alegre / Curitiba: Fogaça lidera; PT e PC do B disputam 2º lugar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.