São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa entre "crias" de ACM pode afetar aliança da oposição em 2010

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Na primeira eleição para a Prefeitura de Salvador após a morte do senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), a disputa entre duas crias do carlismo -o deputado federal ACM Neto (DEM) e o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB)- pode atrapalhar as conversas na Bahia entre os principais partidos de oposição ao governo Lula em torno da sucessão presidencial de 2010.
Candidatos de mesmo perfil e que têm na capital baiana suas principais bases eleitorais, Imbassahy e ACM Neto divergem sobre a possibilidade de aliança entre PSDB-DEM para 2010, o que aponta indícios de dificuldades para um acordo futuro entre as siglas na Bahia.
"Já que as duas candidaturas estão postas, é fundamental que DEM e PSDB estabeleçam linhas inteligentes de convivência e de respeito no primeiro turno, e um diálogo permanente no segundo turno", disse ACM Neto.
Imbassahy, que rompeu com o carlismo em setembro de 2005, prefere apontar a possibilidade de aliança nacional, mesmo que informal, entre PSDB e PT, como em Belo Horizonte. "A relação entre os governos Aécio Neves [PSDB] e Fernando Pimentel [PT] revela um comportamento contemporâneo que respeita a vontade do povo mineiro. Temos de saber conviver com as diferenças e realizar parcerias."
O tucano tenta vencer sua primeira eleição desde que deixou o carlismo -em 2006, perdeu vaga no Senado para João Durval Carneiro (PDT). "Fui prefeito por oito anos, tenho identidade grande com a cidade e com os eleitores."
Sucessor de ACM na política baiana, o deputado ACM Neto tem adotado um estilo mais conciliador, diferente do avô. "Caso seja eleito, pretendo estabelecer relações institucionais com os governos federal e estadual. A primeira coisa que farei é dialogar com o presidente Lula e com o governador Jaques Wagner [PT]."
Também disputam a Prefeitura de Salvador o deputado federal Walter Pinheiro (PT), o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) e o servidor público Hilton Coelho (PSOL).
(LUIZ FRANCISCO)


Texto Anterior: Eleições 2008 / Salvador: ACM Neto e Imbassahy empatam em 1º
Próximo Texto: Eleições 2008 / Belo Horizonte / Recife: Candidata do PC do B lidera em BH; 5 rivais disputam o 2º lugar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.