São Paulo, sábado, 25 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Juiz autoriza comercialização de gado apreendido por De Sanctis

DA REPORTAGEM LOCAL

A 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo autorizou ontem a Santa Bárbara Xinguara, braço agropecuário do Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, a comercializar parte do gado sequestrado pela Justiça.
Na semana passada, a Justiça Federal determinou o sequestro de 25 fazendas e 450 mil cabeças de gado da Santa Bárbara Xinguara. A decisão foi tomada pelo juiz federal Fausto De Sanctis, responsável pelos processos relativos à Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
Ontem, atendendo a pedido de Dantas, o juiz Márcio Rached Millam esclareceu que a decisão permite o manejo e comercialização do gado "desde que haja comprovação da reposição posterior do número de cabeças". "Determino, porém, que os representantes da peticionária (a agropecuária) enviem a este juízo, com periodicidade, mapa do gado atualizado, de modo a garantir o controle dos bens sequestrados."
Segundo os advogados da Santa Bárbara, a decisão preserva a atividade econômica da empresa até a decisão final.
Ontem, sem-terra ligados à Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) invadiram uma fazenda da empresa em Xinguara (PA), segundo a Santa Bárbara. O mesmo grupo já havia entrado em outra propriedade na quarta.
Em nota, a assessoria da empresa afirmou que eles ameaçam invadir também a sede do conjunto, onde em abril nove pessoas ficaram feridas depois de um tiroteio entre seguranças e trabalhadores rurais.
A reportagem localizou líderes do movimento na região para confirmar a ação de ontem.


Colaborou a Agência Folha, em Belém


Texto Anterior: Governo de SP vai distribuir verba contra desemprego
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.