São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Massa grossa
Com a participação de cabeças da Câmara e do Senado, cresce o movimento para esvaziar a CPI dos Correios, encaminhando a maioria dos documentos à do Mensalão. Tudo no esforço para reduzir o número de parlamentares cassados a perto de zero.

Rodelas de tomate
O QG do Senado cuida da transferência lenta e gradual de tudo o que se refere a deputados da CPI dos Correios para a do Mensalão, mais conhecida como "CPI do Acordão".

Fatias de queijo
O próximo passo será aprovar o requerimento 823, de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que remete os papéis à CPI do Mensalão. Nelson Meurer (PP-PR), soldado de José Janene na comissão dos Correios, já pediu prioridade ao texto.

Pitadas de orégano
Na mesa do presidente da CPI do Mensalão, Amir Lando (PMDB-RO), repousa outro pedido: nomear o assessor Carlos Lessa, braço-direito de José Mentor (PT-SP) na elaboração da pizza da CPI do Banestado, para a coordenadoria técnica.

Umbigo no balcão
José Janene (PP-PR) é o gerente informal da pizzaria na Câmara. Ao mesmo tempo que distribui ameaças a parlamentares de seu partido e do PT, tenta negociar uma absolvição em massa no Conselho de Ética.

Tô fora
Os pizzaiolos do "mensalão" seguem enviando mensagens ao deputado Roberto Jefferson. Até agora, o presidente licenciado do PTB recusou todas as ofertas de acordo, algumas delas apresentadas por emissários do primeiro time do Congresso.

Marcação cerrada
Na tentativa de evitar que Rogério Buratti volte atrás em seu depoimento de hoje, a CPI dos Bingos avisou aos promotores de Ribeirão Preto que eles poderão depor hoje mesmo.

Custo adicional
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou requerimento de Pauderney Avelino (PFL-AM) pedindo que a auditoria do TCU nos gastos de cartões da Presidência mostre quanto foi pago de juros com os vultosos saques em dinheiro.

Ilusões perdidas
Se dúvida havia, o novo Ibope serviu para enterrar a tese, muito difundida por governistas, de que Lula poderia se virar em 2006 exclusivamente com o apoio do "andar de baixo". É nele que se processa o atual estágio da corrosão de sua imagem.

Descendo de elevador
O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, lembra que Lula já foi "imbatível". Daí teria caído para "superfavorito". Depois, para "favorito". Hoje seria "um candidato comum".

Prato feito 1
Enquanto acertavam detalhes de sua reunião de ontem com Lula, Renan Calheiros, Severino Cavalcanti e Nelson Jobim receberam versão previamente escrita da nota conjunta em defesa da "institucionalidade".

Prato feito 2
Aos presidentes do Senado, da Câmara e do STF caberia apenas endossar as duas laudas preparadas no Palácio do Planalto.

Assim é difícil
Do ministro Jaques Wagner, a senadores, sobre o impasse entre Tarso Genro e José Dirceu no PT: "Não querem matar o boi, mas querem servir o bife".

Ponto futuro
Disputando ou não a presidência do PT, o fato é que Tarso Genro já baseia seus cálculos num cenário pós-Lula.

Visita à Folha
Peter Athanasiadis, cônsul comercial da Áustria no Brasil, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo (PC do B-SP), sobre o Ibope mais do que amargo para Lula:
-A pesquisa é um hematoma da pancadaria a que o governo foi submetido. Cessando a pancadaria, acredito que desapareçam os hematomas.

CONTRAPONTO

Pegando carona

Quando disputava uma vaga no Senado, em 1990, Franco Montoro visitou a cidade de Garça, no interior paulista, onde foi recepcionado por uma pequena carreata que o escoltaria até seu primeiro compromisso.
A fila de carros ganhou inesperada adesão, para surpresa até dos anfitriões do tucano, que já havia governado o Estado.
- Que maravilha!-, agradeceu Montoro, morto em 1999.
A população acenava e aplaudia. O candidato não se conteve:
-Pode parar, vou descer!
Foi quando um dos organizadores descobriu que se tratava na verdade da tradicional procissão de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.
O comitê de recepção, porém, decidiu nada contar ao candidato para não não atrapalhar seu bom momento com os eleitores.
- Estou impressionado!,- disse Montoro ao se despedir.


Próximo Texto: CPI quebra sigilo de fundos de pensão e convoca doleiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.