São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

EUA vs. China

O estatal "China Daily" era todo festa global -e nada de contar vantagem- ontem no site e antes no papel. Aqui e ali, encontrava-se alguma auto-congratulação na agência Xinhua, tipo "Pequim tem a maior audiência da história" dos Jogos.
Na América derrotada, o "New York Times" chegou a destacar que a "China cumpre desejo de dominação olímpica", mas trocou por "Jogos fecham com florescimento", todo festa global. Já "Washington Post" e "Wall Street Journal" foram nacionalistas. O primeiro com a manchete "EUA e China encerram os Jogos satisfeitos", dizendo que "os EUA ganharam bastante, também". O segundo com o enunciado "Passado brilhante da China oculta futuro nebuloso", opinando que "o período de crescimento rápido veio de tendências que chegaram ao fim".

MULHERES DO BRASIL
O UOL destacou que o comitê brasileiro até "distorce números para enaltecer campanha".
Mas no geral o balanço do desempenho brasileiro foi pela linha "Mulheres do Brasil brilham em Olimpíada cor-de-rosa", manchete da Reuters Brasil; "Na contramão de queda, mulheres do Brasil fazem história", da Folha Online; e "As mulheres, elas roubaram a cena...", abrindo o "Esporte Espetacular". E foi só no final, nas manchetes do "Jornal Nacional" de sexta e sábado, que "as meninas" salvaram, mais do que roubaram a cena.

huffingtonpost.com
NA VILA
No Huffington Post e outros, "Sexo e a Vila Olímpica", com a foto à esq. e "o que os atletas vêm fazendo depois", "o namoro de Michael Phelps", "o número extraordinário de camisinhas"


Globo/Reprodução
No "Esporte Espetacular", ontem: "Tchau Pequim... Começa uma nova contagem regressiva. Bem-vindo à África"

GLOBO VS. RECORD
Galvão Bueno, nas despedidas:
- Nos orgulhamos dos patrocinadores, das agências de propaganda. Porque uma coisa é importante: é a nossa única fonte de receita, para que a gente possa investir no conteúdo que leva gratuitamente à sua casa. É mais uma grande cobertura que chega ao final. Mas já estamos preparando a próxima. E a próxima grande festa vai ser do esporte mais importante. Todo mundo vai olhar para a África. É claro que a Globo vai estar lá.
E nada dos Jogos de Londres, transmissão da Record, que ontem ancorou lá o "Domingo Espetacular".

AINDA O CASAL
Nem haviam terminado os Jogos de Pequim e a atenção, do "NYT" ao "FT", adiantando reportagens, já estava na convenção democrata. E no esforço de "reunificar", curar "ressentimentos". Trata-se do casal Clinton. O segundo jornal citou que já estragaram a convenção para Al Gore e "são capazes de repetir". Uma convenção bem-sucedida faz o candidato subir até dez pontos.

OBAMA E A MÍDIA
Sinal dos problemas do democrata, os colunistas Frank Rich e Maureen Dowd, do "NYT", escreveram contra o suposto tratamento preferencial de John McCain pela mídia, TV em especial.

O ANO DO BLOGUEIRO
E o "NYT" proclama que "Chegou o ano do blogueiro político". Partidarizados, eles vão às "centenas" para as duas convenções, com portas abertas tanto por democratas como por republicanos.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Perfil: Ministro é o 1º negro nomeado para o Supremo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.