São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jarbas pede tropas do Exército para segundo turno das eleições

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE
E DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

O TRE (Tribunal Regional Federal) aprovou ontem a utilização de tropas federais no segundo turno das eleições em Recife. O pedido foi feito pelo governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), em razão do impasse na greve dos policiais militares do Estado.
O presidente nacional do PT, José Dirceu, que está em Recife, disse que falou com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Néri da Silveira, e que ele lhe informou que o pedido será atendido assim que chegar a Brasília.
Na sua solicitação, o governador alegou que não havia certeza de que a greve dos PMs antes do pleito. Segundo ele, mesmo que o movimento acabasse esta semana, a tensão na cidade persistiria
A solicitação foi feita às 11h, menos de uma hora após o segundo confronto entre policiais em greve e tropas que fazem a segurança do Palácio do Campos das Princesas, sede do governo.
Jarbas estava em seu gabinete, no terceiro andar do prédio, quando houve o tiroteio. Ele estava despachando com secretários e não percebeu o conflito.
O governador foi avisado pelo capitão Tenório, seu ajudante-de-ordem. Houve apreensão no gabinete entre os secretários, e Jarbas pediu calma. Afirmou que o acesso ao local estava protegido.
Cerca de cem policiais da guarda do palácio e tropas especializadas em combate na caatinga, com fuzis, metralhadoras e bombas de efeito moral, cuidam da segurança da sede do governo.
Mesmo assim, as bandeiras de Pernambuco e do Brasil, que anunciam a presença do governador no palácio, não foram hasteadas ontem em frente ao prédio.
Secretárias e funcionários administrativos foram liberados para retornar às suas casas, assim que a situação na rua foi controlada. Jarbas não aceitou a presença do Exército no local.
No final da tarde, em nota oficial, Jarbas afirmou que o governo "não vai arrefecer", e que vai "fazer cumprir a lei e a ordem".
O secretário da Defesa Social, Iran Pereira, anunciou também que o Estado vai contratar mil reservistas para substituir parte dos policiais em greve. (FG e KA)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.