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METODOLOGIA
Pesquisa leva em conta as opiniões dos participantes
DO DATAFOLHA
A pesquisa qualitativa -que
não se traduz em números, mas
em opiniões, sentimentos e motivações sobre um determinado
assunto- com os eleitores paulistanos foi solicitada pela Folha
e elaborada pelo Datafolha e pela
ComSenso - Agência de Estudos
do Comportamento, que atua há
oito anos na área.
Os eleitores dos dois candidatos que disputam o segundo turno, Marta Suplicy (PT) e Paulo
Maluf (PPB), foram divididos
em dois grupos (elite e excluídos) segmentados a partir da
renda, da escolaridade e classificação socioeconômica, levando-se em conta uma estratificação
social elaborada pelo Datafolha.
Ao todo foram ouvidas aproximadamente 80 pessoas, separadas em oito grupos, quatro de
elite e quatro de excluídos. Para
cada candidato foram montados
dois grupos de elite -um que
votou no candidato no primeiro
turno e continua votando nesse
mesmo candidato no segundo
turno, outro que vota no candidato no segundo turno, mas que
votou em outros no primeiro
turno- e dois grupos de excluídos com as mesmas características. A pesquisa foi realizada, nos
dias 18 e 19 de outubro.
O recrutamento das pessoas ficou sob a responsabilidade da
ComSenso, que usou as características indicadas pelo Datafolha. Antes do início de cada sessão, os grupos eram informados
que estavam ali para participar
de uma pesquisa e que seriam
filmados e observados através de
um vidro espelhado por outras
pessoas, jornalistas da Folha e
representantes do Datafolha.
Por cerca de duas horas, conduzidos pelas pesquisadoras
Suzy Zveibil Cortoni e Gabriela
Bruno Galvan, cada grupo falou
sobre razões de voto e rejeição,
interesse pelas eleições, importância do horário eleitoral, importância do voto para a vida
pessoal e para as pessoas de maneira geral, problemas de São
Paulo e expectativas quanto ao
governo do futuro prefeito.
Para a análise da mudança na
qualidade de vida dos paulistanos após o Plano Real, o Datafolha criou uma estratificação social alternativa, por meio de
combinação de classificação socioeconômica (baseado na posse
de itens de conforto), renda familiar mensal e grau de escolaridade. Tal procedimento resultou
na identificação de cinco grupos:
elite, batalhadores, remediados,
deslocados e excluídos.
A elite é o segmento mais escolarizado, com maior renda familiar mensal e com maior posse
de itens de conforto (maioria integra as classes A e B). Os excluídos são aqueles que, em sua totalidade, ganham até dez salários
mínimos, em sua grande maioria estudou até o primeiro grau e
fazem parte das classes D e E.
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