São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

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METODOLOGIA
Pesquisa leva em conta as opiniões dos participantes

DO DATAFOLHA

A pesquisa qualitativa -que não se traduz em números, mas em opiniões, sentimentos e motivações sobre um determinado assunto- com os eleitores paulistanos foi solicitada pela Folha e elaborada pelo Datafolha e pela ComSenso - Agência de Estudos do Comportamento, que atua há oito anos na área.
Os eleitores dos dois candidatos que disputam o segundo turno, Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PPB), foram divididos em dois grupos (elite e excluídos) segmentados a partir da renda, da escolaridade e classificação socioeconômica, levando-se em conta uma estratificação social elaborada pelo Datafolha.
Ao todo foram ouvidas aproximadamente 80 pessoas, separadas em oito grupos, quatro de elite e quatro de excluídos. Para cada candidato foram montados dois grupos de elite -um que votou no candidato no primeiro turno e continua votando nesse mesmo candidato no segundo turno, outro que vota no candidato no segundo turno, mas que votou em outros no primeiro turno- e dois grupos de excluídos com as mesmas características. A pesquisa foi realizada, nos dias 18 e 19 de outubro.
O recrutamento das pessoas ficou sob a responsabilidade da ComSenso, que usou as características indicadas pelo Datafolha. Antes do início de cada sessão, os grupos eram informados que estavam ali para participar de uma pesquisa e que seriam filmados e observados através de um vidro espelhado por outras pessoas, jornalistas da Folha e representantes do Datafolha.
Por cerca de duas horas, conduzidos pelas pesquisadoras Suzy Zveibil Cortoni e Gabriela Bruno Galvan, cada grupo falou sobre razões de voto e rejeição, interesse pelas eleições, importância do horário eleitoral, importância do voto para a vida pessoal e para as pessoas de maneira geral, problemas de São Paulo e expectativas quanto ao governo do futuro prefeito.
Para a análise da mudança na qualidade de vida dos paulistanos após o Plano Real, o Datafolha criou uma estratificação social alternativa, por meio de combinação de classificação socioeconômica (baseado na posse de itens de conforto), renda familiar mensal e grau de escolaridade. Tal procedimento resultou na identificação de cinco grupos: elite, batalhadores, remediados, deslocados e excluídos.
A elite é o segmento mais escolarizado, com maior renda familiar mensal e com maior posse de itens de conforto (maioria integra as classes A e B). Os excluídos são aqueles que, em sua totalidade, ganham até dez salários mínimos, em sua grande maioria estudou até o primeiro grau e fazem parte das classes D e E.



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