São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No CE, grupo de ex-petistas pede 'greve de voto'

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Um grupo de ex-petistas fez campanha pela "greve do voto" em Fortaleza, um dia depois da passagem do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cidade. O cenário foi o mesmo escolhido por Lula, a praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, onde o petista reuniu anteontem 70 mil pessoas.
O Part (Partido da Revolução dos Trabalhadores pela Emancipação Humana), que não obteve registro definitivo no TSE, reuniu 2.000 pessoas para pregar a abstenção do voto no dia da eleição. A campanha é feita com adesivos, cartazes e panfletos.
As líderes do movimento são as ex-petistas Maria Luiza Fontenele, ex-prefeita de Fortaleza (de 1985 a 1988) e Rosa da Fonseca, ex-vereadora de Fortaleza.
Eleita prefeito da capital cearense em 1985, Maria Luiza foi expulsa do PT em 1988, transferindo-se inicialmente para o PSB, pelo qual foi eleita deputada federal em 1990. Depois, filiou-se ao PSTU, mas não conseguiu se eleger.
Após a eleição, começou a organizar o PRO (Partido Revolucionário Operário), que depois teve o nome alterado para Part. Apesar do empenho do seu grupo político, ela não conseguiu reunir o apoio nacional suficiente para conseguir o registro da sigla.
Em 1998, Maria Luiza participou de uma greve de fome de professore universitários. Naquele ano, ela ainda apoiou a candidatura de Lula à Presidência. Agora, porém, rompeu completamente com o PT. (KAMILA FERNANDES)



Texto Anterior: Empresa de Alencar foi maior doadora da campanha petista
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.