São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Apesar da crise

Entrando na Globo no final do pregão, ontem ao vivo, a disparada na Bovespa. "Além da notícia vinda dos Estados Unidos", sobre a operação de salvamento do Citigroup, "uma informação divulgada pelo Banco Central impulsionou os negócios: em outubro, os investimentos diretos estrangeiros, aqueles de longo prazo feitos no setor produtivo, continuaram em alta. Apesar da crise".
Na manchete da Reuters Brasil, ao longo de tarde e noite, "Apesar da crise, Guido Mantega vê expansão de 4% em 2009". Antes, na manchete do "Valor" de papel, "Apesar da crise, empresas investem em tecnologia da informação", relacionando Claro, Banco do Brasil, Pão de Açúcar, Cyrela.

ARMAS, ARMAS
Moisés Naím, editor da americana "Foreign Policy" e colunista no espanhol "El País", entre outros, escreve com alarme sobre a "América Latina e suas novas amizades". Cita as turnês do russo Dmitri Medvedev, para "venda de armas", e do chinês Hu Jintao pela região -e se estende sobre o convite de Celso Amorim ao iraniano Mahmud Ahmadinejad, para uma visita.
Sobre Medvedev, que se reúne hoje com Lula, o "Valor" destacou que, "sem alarde, o Brasil fechou a compra de 12 helicópteros de ataque MI-35 fabricados na Rússia, tanques blindados aéreos que se destinarão à vigilância da Amazônia". Mais uns dias e a visita é do francês Nicholas Sarkozy, também com armas.

E ARMAS
csmonitor.com
Mas o foco russo é na Venezuela, detalha o "Christian Science Monitor", ecoando o "New York Times" ao apontar a crescente "preocupação" dos EUA com o exercício naval conjunto no Caribe, esta semana

CRESCENTE
O correspondente Juan Arias escreveu no "El País" sobre "A crescente liderança do Brasil na América do Sul". Diz que "a forma como o governo brasileiro vem reagindo a uma série de contenciosos com vizinhos como Equador, Bolívia, Paraguai, Venezuela e Argentina revela, na prática, um reforço na liderança brasileira". Descreve Lula como "um animal político".
Já o argentino "La Nación" destaca, do correspondente em Washington, citando assessores do presidente eleito: "Brasil e México, as prioridades de Barack Obama na América Latina". Observa que seus presidentes foram os primeiros a receber ligação do democrata, que só depois falou com o colombiano e a argentina.

POR OUTRO LADO
news.bbc.co.uk
No "Café com o Presidente", Lula aproveitou o fim da conferência de biocombustíveis em São Paulo para dizer que o mundo ainda "vai se curvar" ao etanol. Já na BBC o enviado Richard Bilton falou com cortadores de cana como "João" e "Maria", sem os sobrenomes, e ouviu da Comissão Pastoral da Terra que são como "escravos". Diz a BBC que não parece "a energia do futuro"

DOS CIDADÃOS
Marcelo Bertolo/clicrbs.com.br
No relato do jornalista cidadão de Itajaí, "TV não mostra o que é viver isso, famílias com as casas alagadas, levadas para abrigos"

"Jornal Nacional" e "Jornal da Record" mostraram ontem deslizamentos gravados por cidadãos comuns em Santa Catarina, em meio à "tragédia". Não faltaram também imagens de helicóptero, de cidades com ruas e mais ruas cobertas pelas águas.
O site Clic RBS, como em Nova Orleans, abriu blog só para vídeos, fotos e relatos dos "leitores-repórteres". Na manchete catarinense do portal, o número crescente de mortos, segundo a Defesa Civil, listando nomes completos e idades de três a 78 anos -com descrições como "caiu de uma canoa quando passava por uma rua alagada" ou "deslizamento de terra atingiu a residência em que morava a família" de seis, todos mortos.
Ecoou pelo mundo, via CNN, BBC, Al Jazeera.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Procuradoria pede rapidez no TRF para evitar impunidade
Próximo Texto: Madeireiros destroem posto do Ibama no PA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.