São Paulo, segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar passa por cirurgia em SP para tratar tumores

Operação tinha previsão para acabar na madrugada

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O vice-presidente José Alencar, 77, foi submetido ontem, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a uma nova cirurgia no abdome para o tratamento de tumores cancerígenos. O procedimento, classificado como "radical" pelos médicos, não tinha terminado até o fechamento desta edição.
Segundo os médicos, a peritonectomia começou por volta das 9h e seu objetivo era a retirada de um tumor principal e de pelo menos outros cinco "tumores satélites", todos na parte inferior do abdome.
A previsão era que a cirurgia terminasse na madrugada de hoje, segundo boletim do hospital. Até as 23h, o estado de saúde de Alencar era estável.
"O vice-presidente vem tratando um câncer há quase três anos. É um câncer difícil, e esta é uma cirurgia que sempre é feita com calma, com alto grau de sofisticação e delicadeza. Portanto, não é de se surpreender que ela possa durar de 8 a 12 horas", disse o oncologista Paulo Hoff, da equipe de 15 profissionais que participou do procedimento.
Segundo ele, o principal tumor está localizado na região esquerda do abdome, próximo do ureter. "Não existe procedimento cirúrgico sem riscos, ainda mais em um caso de grande porte como esse. Mas, para alguém da idade dele, ele está em uma condição ótima", disse o médico Roberto Kalil.
"Essa é uma cirurgia que é considerada uma das mais radicais na área da cirurgia oncológica. Portanto, ela deve ser considerada como a mais delicada a que o vice-presidente já se submeteu", afirmou Hoff.
A equipe multidisciplinar que operou Alencar foi orientada pelo cirurgião e oncologista Ademar Lopes, especialista em procedimentos desse tipo, também conhecidos como hipertermoquimioterapia. Havia riscos de retirada do ureter.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou na noite de sexta-feira para Alencar. Ao ouvir do vice novas reclamações sobre a taxa de juros, o petista riu e disse: "Tenho certeza de que você está em ótimo estado. Vai dar tudo certo".
Alencar esteve ontem acompanhado de seus familiares.


Texto Anterior: "Puxadinho": Itamaraty vai construir anexo de R$ 140 milhões
Próximo Texto: São Paulo: Alckmin assume secretaria em meio a mal-estar no PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.