São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribunais de Justiça estaduais não devem aderir à paralisação

da Agência Folha

Apesar de apoiar a greve dos magistrados federais e do Trabalho, marcada para começar no dia 28, os Tribunais de Justiça estaduais não devem aderir ao movimento. "Em princípio, não haverá greve", disse o coordenador da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Tanger Jardim.
"Vamos apoiar o movimento participando das manifestações, mas até agora nenhuma associação sinalizou com a possibilidade de parar as atividades", afirmou.
Em Pernambuco, os juízes estaduais decidiram apoiar a paralisação por meio da participação de representantes da categoria nos eventos realizados pelos grevistas.
"Será um apoio político", disse o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco, Mozart Valadares Pires. Na segunda-feira, os juízes federais do Estado pretendem fazer um ato diante da sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho).
Na Paraíba, os juízes estaduais também decidiram apoiar a paralisação e não descartam a possibilidade de aderir à greve.
Segundo o presidente da Associação dos Magistrados do Estado, desembargador Plínio Fontes, a decisão será tomada amanhã, em assembléia da categoria.
Em Santa Catarina, porém, os juízes do Tribunal de Justiça devem aderir à greve, assim como os de Alagoas. Em Minas, os magistrados estão discutindo a greve.
O presidente da Associação de Magistrados da Justiça Militar Federal, Edmundo Franca de Oliveira, disse que a categoria vai apoiar a greve. Em nota oficial, Oliveira afirmou que a magistratura militar não recebe aumento há cinco anos. Os 12 juízes militares baseados no Rio devem aderir à greve.
A recomendação de Oliveira, no entanto, é que todos os magistrados "permaneçam à frente de seus juízos, para evitar prejuízo ao direito de liberdade".


Texto Anterior: Governo descarta pedir ilegalidade
Próximo Texto: Ministério público: Brindeiro leva crítica à Lei da Mordaça a audiência com FHC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.