São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

24 horas

Guy Billout - newyorker.com/Reprodução


Seymour Hersh, da "New Yorker", não deu as fontes, mas cravou: o Pentágono criou grupo para, se George W. Bush ordenar, atacar o Irã em 24 horas. No título, "O redirecionamento", expressão que "alguns na Casa Branca" usam para a "nova estratégia" (ilustração acima.). Prevê o realinhamento do país aos sunitas sauditas, contra os xiitas iranianos. No meio, Iraque e o Líbano. De passagem, Hersh lembra que "a Al Qaeda é sunita".
Ato contínuo, em destaque nos portais de edição compartilhada Digg e Reddit, a notícia do "Sunday Times" de que alguns dos mais graduados generais do país renunciam, se Bush determinar o ataque ao Irã.

SEM PRECEDENTES

Bush chega na semana que vem e o "Miami Herald" trouxe no domingo o artigo "EUA e Brasil devem liderar plano para biocombustível", escrito curiosamente por um senador do Partido Republicano e pelo secretário-geral da OEA, do Partido Socialista chileno (leia nesta página). No "Washington Post", por outro lado, a coluna de Marcela Sanchez destacou "a grande excitação de funcionários dos EUA e da América Latina, de "think tanks" e instituições multilaterais com a tese de que a busca de alternativas ao petróleo, pelos Estados Unidos, poderá levar a níveis sem precedentes de cooperação no hemisfério ocidental".

A OFENSIVA
Hugo Chávez, enquanto EUA, Brasil, Chile, Uruguai e outros se aproximam pouco a pouco, chamou uma coletiva no sábado, com destaque na agência AP, para dizer que a viagem de Bush visa dividir a região, "mas é tarde demais" -e "a sua ofensiva se destina ao abismo do fracasso".

A CONTRA-OFENSIVA
Não por acaso, um título da agência Dow Jones avisou no final da semana que "Chávez vai visitar a Argentina quando Bush estiver no Uruguai".
Registre-se também que há dias "WP", "New York Times" e "Financial Times" trazem reportagens seguidas sobre o gasto crescente da Venezuela com armas e ajuda a países como a Bolívia e a Argentina.

"SATISFECHO"
Já o brasileiro foi manchete no uruguaio "El País", ontem, "Lula: Uruguay debe estar satisfecho". Em entrevista, sugeriu apoio aos parceiros menores do Mercosul, caso do Uruguai, hostilizado pela Argentina.

KEN CAIPIRINHA
Ainda na entrevista, Lula negou a concorrência com Chávez na América Latina.
Mas o "Guardian" noticiou no sábado que o prefeito de Londres, Ken Livingstone, depois de receber petróleo subsidiado de Chávez, em acordo dias atrás, "estuda cooperação" com Lula. Um dos alvos do interesse seria, é claro, etanol, além de carros e aço. No título dado pelo site do jornal, "Caipirinha Ken".

OLHAR ESTRANGEIRO

bbcnews.co.uk/Reprodução


Steve Kingstone, correspondente das BBCs, em crônica para o serviço mundial de rádio e para o site, questionou a reação dos brasileiros ao filme B americano "Turistas", comentou o filme nacional "Olhar Estrangeiro", sobre a visão que se faz do país no exterior, e fechou com ironia:
- Da próxima vez em que perguntarem "você gosta do Brasil?", vou dizer "sim, é um grande país, mas você não devia precisar de mim ou outro estrangeiro para dizê-lo".
Em tempo, para quem precisa da visão externa, o blog Blue Bus anunciou que será aberto em poucos dias, no Rio de Janeiro e na internet, uma exposição com fotografias tiradas por 12 jornalistas estrangeiros radicados no Brasil.

OUTROS BLOGS
A blogosfera "indie" celebra há dias a estréia do Interney Blogs , terceiro portal de blogs do país -depois do Gardenal, das Garotas Que Dizem Ni, e do Insanus, de A Nova Corja.
Uma de suas estrelas é o Pensar Enlouquece, Pense Nisso, de Alexandre Inagaki.

"PROBLOGGER"
Como nota o Chá Quente, a "diferença fundamental" do Interney Blogs é que, "pelo pioneirismo de Edney Souza, o primeiro problogger do país, o portal já nasce com modelo comercial para os 21 diários".
Quer dizer, é profissional. Visa, também, dar dinheiro.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.