São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Chefes de torcida

Nouriel Roubini volta à "nacionalização" no blog e na CNBC, notando que ela virou "market friendly", amiga do mercado, a ponto de Alan Greenspan pedir Citi e BankAmerica, "obviamente insolventes", como estatais. Mas "Mr. Doom" também aponta culpados, nomeando agências de classificação, Robert Rubin -e jornalistas. Dele, ao "Wall Street Journal":
- Nos anos de bolha, todos viram "cheerleaders", inclusive a mídia. É a hora em que jornalistas deviam fazer perguntas difíceis, e acho que houve falha aí. Os Mestres do Universo, os caras dos fundos, os CEOs imperiais estavam sempre nas capas ou nas primeiras páginas. Ninguém fez as perguntas duras.

"ENXUGAMENTO"
Na primeira página do "Valor", em eufemismo que causou espécie, "Itaú Unibanco dá início a enxugamento". As demissões se iniciaram "um dia depois" da aprovação da compra pelo Banco Central.

"DESAFIADOR"
E ontem à tarde, nas manchetes de portais e sites, "Após fusão, Itaú Unibanco anuncia lucro de R$ 7,8 bi". Mas, no dizer do Valor Online, "a instituição adianta que espera um 2009 desafiador".

O QUE FAZER?
"Financial Times"
Martin Wolf aconselha o que Obama deveria dizer no G20, em um mês. Para começar, "desculpas". Depois, "conter a queda livre na demanda", "recapitalizar" bancos, "evitar o protecionismo" e tornar FMI e outros "mais legítimos"

NUA, NUA NO CARNAVAL
huffingtonpost.com
No site, Obama "no Cordão do Bola Preta"
Ontem na home do Huffington Post, com foto, "O melhor emprego do Brasil: pintar modelos nuas no Carnaval". No post "mais popular" nos últimos dias, acima dos vestidos do Oscar, "Rainha nua do Carnaval, Viviane Castro pinta Obama na perna". Também no HuffPost, as fotografias do "Sósia carnavalesco de Obama".
No Google News, Lula encabeçou o Carnaval, com foto da AP em que distribuía camisinhas. De "WSJ" a BBC, a cobertura de Brasil só tinha olhos para a festa sob "as sombras na economia global".

"TESTE"
O "New York Times" deu a longa reportagem "Caso de guarda testa leis de sequestro e as relações EUA-Brasil". O jornal dá a entender que uma criança americana só é mantida no Brasil porque seu padrasto é "de família bem relacionada de advogados do Rio".

"MISTÉRIO"
O mesmo "NYT" deu a longa reportagem "Mistério na terra dos gêmeos: É algo na água? Mengele?", sobre o grande número de gêmeos na cidade de Cândido Godói. O "mistério" já havia sido abordado, semanas atrás, pelo londrino "Daily Telegraph".

BRASIL & CERVEJA
A cobertura americana de Brasil foi tomada por exotismo e sensacionalismo, mas o "St. Louis Post-Dispatch" e agências informam que a Universidade de Illinois acaba de receber US$ 14 milhões para abrir um instituto de estudos brasileiros. O dinheiro é de Jorge Paulo Lemann, da InBev e que "arquitetou" a compra da cervejaria Anheuser-Busch, o símbolo americano sediado em St. Louis.

A GUERRA
nytimes.com
O "New York Post" de Rupert Murdoch publicou dias atrás uma charge que foi tomada por racista e o blog City Room, do "NYT", cobriu do início até o pedido de desculpas do próprio Murdoch. Em seguida, a colunista Liz Smith foi demitida pelo mesmo "NY Post" e, novamente, o City Room comandou a cobertura.
Por outro lado, Murdoch dispensou seu vice esta semana, visando abrir caminho para um de seus filhos -e o caso saiu antes no "NYT", com a ilustração acima, reproduzindo uma acusação do vice de que a corporação perdeu dinheiro com a insistência de Murdoch em comprar jornais. O mesmo "NYT" postou ontem artigo questionando a eventual escolha do sucessor por Murdoch.
E o "Variety" avisa que ele vai "atrás do "NYT"", agora.

"TWITTER WAR"
"Washington Post" e o site Politico descrevem como os "tweets" tomam conta da cobertura política americana, no que já é descrito como "a guerra do Twitter". Saiu até até lista dos "dez mais" de Washington. O conflito maior é entre as estrelas de NBC e ABC, David Gregory e George Stephanopoulos, mas a lista traz o marqueteiro Karl Rove como líder. Também na relação, Al Gore, a blogueira Ana Marie Cox e Obama "ou, para ser exato, seus assessores".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Igreja católica: Campanha da CNBB recebe apoio do papa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.