São Paulo, segunda-feira, 26 de março de 2007

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Toda Mídia

Nelson de Sá

Sem trégua

A "maior preocupação do país é a violência", destacou a home do UOL, linkando para a manchete da Folha de ontem com o Datafolha. A preocupação veio como uma "explosão", depois de meses de manchetes no "Jornal Nacional" e demais da Globo, em campanha desde antes da morte do menino João Hélio. E veio também após meses, muitos mais, de violência no horário nobre da Record -em novela e "Jornal da Record", este não mais tão distante do "JN" em audiência. No fim de semana, a Globo deu trégua à violência, mas não a concorrente. Abrindo a escalada de manchetes do "JR" de sábado, "Toque de recolher: chefão do tráfico morre em tiroteio com a polícia e bandidos mandam o comércio de Copacabana fechar as portas". E a coisa não parou no Rio, foi violência de alto a baixo.

O "HYPE"
Dois acadêmicos ambientalistas escreveram ontem no "Washington Post" o artigo "O hype do etanol: milho não vai resolver o nosso problema". De passagem, sobrou até para o álcool brasileiro. O texto foi destaque no democrata Daily Kos, o segundo maior blog político dos EUA.

OU A "REVOLUÇÃO"
Mas saiu no site do Departamento de Estado e ecoou na BBC Brasil, no final da semana, o discurso de Nicholas Burns dizendo que a parceira entre os EUA e o Brasil em biocombustíveis pode "alimentar uma revolução mundial". No mesmo dia, noticiou "Financial Times", o ministro britânico Gordon Brown se gabava de seu acordo no setor com Brasil e outros, em discurso no Parlamento.

ELOGIOS CONTIDOS
Sob títulos como "nova lei de florestas no Brasil extrai elogios" ou "elogios contidos de madeireiros e ambientalistas", inclusive Greenpeace, a agência Associated Press destacou ao longo do final da semana em sites americanos e europeus a entrada em vigor da legislação.

E O PORTO FECHADO
Mas não demorou e a mesma AP, com mais destaque nos mesmos sites e tom nada congratulatório, deu que o "Brasil fecha porto amazônico da Cargill" por falta de relatório de impacto ambiental. De modo semelhante, o "JN" de sábado noticiou na escalada de manchetes e sublinhou, na reportagem, que "o fechamento preocupa fazendeiros interessados em explorar a nova fronteira agrícola".

CONTRASTE


Na revista de "estilo" e viagens do "New York Times" de domingo, entre outras fotos de São Paulo, uma modelo posa diante de um prédio degradado (esq.). No caderno de turismo do mesmo "NYT", longa reportagem e até um vídeo (dir.) sobre o hábito de tomar cafezinho no Rio, em locais como o morro de Santa Teresa e a Confeitaria Colombo

SÃO PAULO VS. RIO

A reportagem do "NYT" sobre São Paulo dá alguma esperança para a "selva de concreto", seu título-clichê, com passagens como "esta bela cidade está zunindo com novos talentos e idéias arrojadas". Ou "o Rio pode ter samba, mas agora é São Paulo que está balançando". Na reportagem sobre o Rio, tão longa quanto, o perfil de uma "cidade maluca por café", daqueles de bar aos mais sofisticados, das cadeias que apostam no país. E a informação de que o Brasil produz café de categoria melhor para exportação.

SEM AGENDA NA FAVELA

"No agenda in the favela" era o título de um artigo no "Financial Times" de anteontem sobre 15 "executivos chefes" europeus, americanos e chineses que conviveram com "meninos de rua" e índios do Brasil, parte do programa Leaders Quest, que organiza tais viagens. No caso, foram favelas de São Paulo, cidade de "reputação assustadora", e uma tribo ou algo assim, fora da cidade. O que mais impressionou o executivo, que as descreveu longamente, foram as brincadeiras e tarefas físicas e musicais.

"STARTUPS"
Edney, do coletivo Interney, e outras celebridades da blogosfera "indie" passaram o fim de semana no BarCamp em São Paulo, um seminário sobre internet com agenda aberta. Pela cobertura do blog Techbits, as "startups" da Web 2.0 concentraram a atenção -com os relatos dos criadores de Wasabi, Rec6, boo-box e outros empreendimentos de web participativa que ainda poucos conhecem.

A BOLHA 2.0
Sites estabelecidos como IDG Now, no UOL, não cobriram o BarCamp, mas, nos dias anteriores, trouxeram edições especiais sobre Web 2.0, tratando dos empreendimentos citados e de outros, como Overmundo e blogblogs. Num título recorrente em sites setorizados, o ComputerWorld se perguntou se há "uma nova bolha pontocom à vista?", com a recente entrada em cena do capital de risco.


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@ - Nelson de Sá


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