São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2006

Texto Anterior | Índice

CAMPO MINADO

Entidades do RS são ligadas à Via Campesina

Grupos de sem-terra que depredaram fábrica terão sigilo bancário quebrado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TEIXEIRA DE FREITAS

O juiz estadual José Pedro Eckert, de Barra do Ribeiro (68 km de Porto Alegre), determinou ontem a quebra do sigilo bancário de três entidades sem-terra ligadas à Via Campesina.
As entidades que tiveram o sigilo bancário quebrado são a AMTR-Sul (Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Região Sul), a ANMC (Associação Nacional das Mulheres Camponesas) e a MMTR (Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul).
O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual, que apresentou denúncia na segunda-feira contra 37 pessoas em razão da invasão e depredação do horto florestal da Aracruz Celulose, no dia 8 de março.
São dez homens e 27 mulheres denunciados pelos delitos de dano, furto, cárcere privado, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Entre eles está João Pedro Stedile, líder do MST, que negou envolvimento no caso.

Invasão na Bahia
Após três horas de reunião com representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) sem acordo, o governo da Bahia autorizou a Polícia Militar a cumprir decisão da Justiça e reintegrar à Suzano Papel e Celulose fazenda de 975 hectares invadida há dez dias, em Teixeira de Freitas (820 km de Salvador), por cerca de 3.500 sem-terra. Os invasores se disseram dispostos a resistir à ação, prevista para hoje.
"A Suzano quer as terras, e nós também. Então, não vamos sair e resistiremos à ação da PM", disse o deputado estadual Walmir Assunção (PT), representante dos sem-terra na Assembléia.
Em nota, a Suzano informou que "a empresa vem tratando esta questão com as autoridades baianas, com o objetivo de exercer seu direito legal e legítimo sobre aquelas terras, respeitando os invasores e seus familiares".


Texto Anterior: Eleições 2006/Publicidade suspeita: Tribunal rejeita contratos da Nossa Caixa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.