São Paulo, quinta-feira, 26 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Ibama alertou sobre supostas falhas em 2006

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As duas maiores supostas falhas apresentadas pelos técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) contra o licenciamento das hidrelétricas do rio Madeira já haviam sido objeto de alerta aos empreendedores -Furnas Centrais Elétricas e a Construtora Norberto Odebrecht- em fevereiro do ano passado.
Documentos do licenciamento mostram que há mais de um ano, o Ibama havia pedido estudos complementares sobre o acúmulo de sedimentos no rio, que poderiam provocar transbordamento e inundações, e as ameaças a grandes peixes migradores. Em 30 de março, o diretor de licenciamento ambiental do Ibama, Luiz Felippe Kunz Júnior, pediu mais informações aos empreendedores. "Concordo com a impossibilidade de emissão de licença prévia neste momento", disse no despacho que originou a mais recente pressão contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
O despacho do diretor do Ibama rejeitara, por sua vez, um parecer assinado por oito técnicos que recomendava a não-emissão de licença às hidrelétricas. O parecer reclama do Estudo de Impacto Ambiental apresentado pelos empreendedores e diz que impactos potenciais foram negados ou sub-dimensionados. (MS)


Texto Anterior: Não há pressão por boas novas, diz secretário
Próximo Texto: Para Odebrecht, técnicos do Ibama são inexperientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.