UOL

São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta hostilidade no interior do Paraná

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

A tensão entre ruralistas e sem-terra aumentou em Manoel Ribas (região central do Paraná) com a ameaça de fazendeiros de bloquear a fazenda Três Marias, invadida há duas semanas por 400 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Os sem-terra prometem reagir à ação dos ruralistas.
O presidente do Sinapro (Sindicato Nacional dos Produtores Rurais), Narciso Rocha Clara, disse ontem que a partir de hoje os proprietários rurais irão fazer um cerco à fazenda, de 2.160 hectares, e contratar uma empresa de segurança para desalojar os sem-terra.
"Nesta segunda vamos começar uma ação concreta para expulsar os terroristas da fazenda", disse Rocha Clara. A Polícia Militar mantém um grupamento no local para tentar impedir um conflito.
Anteontem os sem-terra impediram que a proprietária retirasse da área um rebanho bovino para vaciná-lo contra a febre aftosa. Nelson Luís Lacerda, filho da proprietária, disse que os sem-terra tomaram um cavalo de um vizinho que o ajudava a tirar o gado.
O MST nega que esteja impedindo a vacinação do rebanho e acusa os fazendeiros de organizar milícia armada. (JOSÉ MASCHIO)


Texto Anterior: Outro lado: UDR não possui milícias, afirma Nabhan Garcia
Próximo Texto: Entrevista da 2ª: Glaci Zancan: Reforma deve apressar saída de 1.500 cientistas do CNPq
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.