São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA

Aécio ganha no 1º turno com ao menos 63 pontos de folga

Adversário mais bem colocado é o petista Nilmário Miranda, que teve, nos cenários, entre 6% e 7% das intenções de voto

Governador de Minas ainda é o menos rejeitado na pesquisa (7%) e tem o melhor desempenho na consulta espontânea (29%)


PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO
HORIZONTE


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), estaria reeleito em primeiro turno se a eleição fosse hoje. É o que revela pesquisa Datafolha, que indica uma larga dianteira do tucano em relação a seus adversários. Nos diferentes cenários, ele atinge entre 70% e 72% das intenções de voto.
A pesquisa, realizada nos dias 23 e 24 últimos, apresentou aos eleitores quatro possíveis cenários para o primeiro turno da eleição. Em todos eles, Aécio vence no primeiro turno, sendo que a menor diferença a seu favor seria de 63 pontos percentuais. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O ex-ministro Nilmário Miranda (Direitos Humanos), pré-candidato do PT, é o mais bem colocado concorrente do tucano. Em três dos quatro cenários, atingiu 7% das intenções de voto. Em outro, 6%.
Diante do favoritismo do governador, o PT se mobiliza para não deixar a militância esmorecer. O primeiro passo foi uma consulta popular feita na sexta e no sábado passados para que a militância apresentasse o melhor nome para a disputa.
Nilmário, um dos idealizadores da consulta, buscou referendar a escolha de seu nome, já que no PT mineiro sempre foi o mais cotado, desde 2005, para a disputa. Será o segundo embate consecutivo de Nilmário, no Executivo, contra Aécio.
Com Nilmário escolhido pré-candidato por 72% dos quase 75 mil participantes da consulta, o PT considera que conseguiu criar um fato para estimular a militância na campanha.
A vantagem de Aécio aparece em outros dois momentos. Na consulta espontânea, ele tem 29% das intenções de voto, contra 1% do petista. O tucano ainda é o menos rejeitado (7%).
Entre outros possíveis candidatos, o ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado (PMDB), é o terceiro melhor colocado, com 3% nas duas situações em que foi incluído. Outro nome do PMDB incluído em dois cenários, Maria Lúcia Cardoso, atingiu 2% nos dois.
Mas o PMDB ainda não definiu sua situação. Rachada, está sendo disputada pelo PSDB e pelo PT para uma aliança. A tendência é que o partido não lance candidatura própria.
O Datafolha ouviu 1.236 eleitores em 57 cidades. A pesquisa foi registrada no TRE de Minas sob o número 27739/ 2006.


Texto Anterior: Só 10% dos paulistas aprovam gestão Lembo
Próximo Texto: PT escolhe candidato em Minas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.