São Paulo, terça-feira, 26 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Senador que cuida de moradia se diz estarrecido

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O terceiro-secretário do Senado, Mão Santa (PMDB), responsável na Mesa Diretora por assuntos relacionados à moradia dos senadores, disse que ficou "estarrecido" quando descobriu que o pagamento do auxílio-moradia estava sendo feito irregularmente desde 2002.
Segundo ele, a revogação do ato que disciplinava o benefício deve ter sido feita "inadvertidamente". "Foi pedida à advocacia do Senado a confecção de um novo ato para valer a partir deste ano. Caberá à Mesa resolver o problema anterior." As gestões que antecederam a atual direção também afirmaram desconhecer o fato.
Diretor-geral da Casa em 2002, Agaciel Maia disse que "nunca soube disso" e responsabilizou a advocacia da Casa por algum erro que possa ter sido cometido. "É a advocacia quem redige os atos que são apresentados pelo primeiro-secretário."
Alberto Cascais, que à época respondia pela Advocacia Geral do Senado disse que não comentaria o assunto.
Romeu Tuma (PTB) afirmou que desconhecia que o pagamento do auxílio-moradia era ilegal e que não teria autorizado o benefício se tivesse a informação de que o ato havia sido revogado.
Efraim Morais (DEM) também disse que não sabia da ilegalidade. "Só se eu tivesse poder de adivinhação. Recebia os processos da área técnica do Senado."
Segundo a direção da Casa, 72 apartamentos funcionais estão disponíveis. São imóveis de quatro quartos, localizados em área nobre de Brasília. Como não há apartamentos para os 81 senadores, eles podem optar por receber o auxílio-moradia.
Hoje há 14 imóveis vazios porque 39 senadores preferem morar em outro local. Muitos têm casa em Brasília, mas recebem o benefício.
Além disso, 17 apartamentos estão cedidos porque há disponibilidade. A proposta de Mão Santa é reformar os apartamentos vazios para atrair os senadores e reduzir o auxílio-moradia apenas aos que ficarem sem imóvel.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Petistas têm 1/5 dos cargos de confiança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.