São Paulo, terça-feira, 26 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula quer excluir oposição dos cargos da CPI

Presidente pede ao líder do PMDB, senador Renan Calheiros, que não entregue a presidência da comissão para o DEM

Peemedebista reclamou do petista Aloizio Mercadante, mas Lula pediu que essas divergências não impeçam uma atuação coordenada


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem ao líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), que não faça nenhum acordo para ceder à oposição a presidência da CPI da Petrobras.
Segundo a Folha apurou, Lula solicitou que a presidência e a relatoria, os dois cargos mais importantes da Comissão Parlamentar de Inquérito, fiquem com aliados do Planalto no Senado. Renan concordou.
Até as 19h30, ainda não havia nomes fechados. Na semana passada, Renan aventou, nos bastidores, fazer um acordo para que o senador ACM Jr. (DEM-BA) ficasse com a presidência e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ficasse com a relatoria.
O presidente não quer deixar o comando de uma CPI que considera inconveniente e com potencial explosivo nas mãos de um oposicionista. Lula e Renan se reuniram ontem na sede provisória da Presidência, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Os dois conversaram por meia hora.
"O modelo que vi no Senado nesses anos todos, principalmente no governo passado, é que a maioria sempre escolhia a presidência e a relatoria [das CPIs]", declarou o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).
Renan se queixou do líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), atribuindo ao petista a origem de informações que davam conta de que o PMDB exigia cargos na Petrobras para controlar a CPI a serviço do governo federal.
Lula prometeu que falaria com Mercadante, mas pediu a Renan que não deixasse que uma divergência pessoal dinamitar a relação entre PT e PMDB no Senado.
O líder do PMDB não escondeu sua insatisfação com movimentos do petista. Mercadante promoveu, sem consultá-lo, reunião entre senadores tucanos e o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli. A ideia era indicar apenas líderes para compor a comissão. Mercadante deseja ser presidente da CPI e indicar Jucá para relator.
O nome de Jucá é cotado para relator, mas surgiram resistências dentro do próprio PMDB. Para a presidência da CPI as alternativas eram: Francisco Dornelles (PP-RJ) e Valdir Raupp (PMDB-RO). Contudo, ambos resistem.
Raupp acredita que isso dificultaria sua campanha à reeleição em 2010. Lula tem simpatia pelo petista João Pedro (AM) para presidir a CPI.
"Vou cumprir o regimento. Se não indicarem, indico eu", afirmou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Como não foi marcada hora para encaminhar os nomes a Sarney, o PMDB não descarta ganhar mais um dia de negociação e entregar os nomes somente amanhã de manhã.

Oposição
Ontem a oposição reagiu à possibilidade de se formar uma CPI chapa-branca dizendo que Lula mudou os rumos do acordo costurado no Senado.
"A posição deles era dividir os postos de comando. O governo deve ter muita coisa para esconder, deve estar preocupado com a investigação", afirmou o senador Agripino Maia (DEM-RN), que se reuniu com Renan Calheiros na quinta-feira.
O PSDB anunciou que vai concorrer à presidência mesmo sabendo ser difícil vencer.
Antes da reunião com Renan, também sob o tema da CPI, Lula se encontrou com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o ministro Jorge Hage (CGU), a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o ex-presidente da estatal, José Eduardo Dutra.
Hage, por meio da assessoria da Controladoria Geral da União, disse que se tratou de uma "conversa geral" com o presidente sobre a CPI.
"Todos esses pontos [que motivaram a criação da CPI], aliás, já eram de conhecimento público. Já haviam sido divulgados pela imprensa e já vinham sendo acompanhados pelo sistema de controle [auditorias de Petrobras, CGU e Tribunal de Contas da União]", disse Hage, que completou: "As providências que tinham de ser tomadas já estão sendo".
(KENNEDY ALENCAR, FERNANDA ODILLA, ADRIANO CEOLIN E EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Janio de Freitas: Al Qaeda no Brasil
Próximo Texto: Lula e Chávez se reúnem em meio a impasses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.