São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

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ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Candidatos usam brecha para se promover

Marta e Alckmin ocupam espaço gratuito de seus partidos na TV e no rádio; anúncios da prefeitura exaltam ações pela cidade

Propaganda partidária do PSDB só exibe Alckmin em inserções; no espaço do PT, Marta diz que "é preciso nova atitude na educação"


DA REPORTAGEM LOCAL

Antes mesmo do dia 6 de julho, data do início da propaganda eleitoral na eleição municipal, os três principais candidatos à Prefeitura de São Paulo se aproveitam de brechas na legislação das propagandas partidárias e da atual administração.
Segundo especialistas, essas inserções dependem de interpretação e poderiam ser consideradas propaganda antecipada. Eles citam uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral em 2002. A ministra Ellen Gracie escreveu que deverá se "limitar ao contexto da propaganda partidária, sem referência a candidaturas".
Candidato do PSDB, Geraldo Alckmin é o único tucano a aparecer na propaganda. Até sexta-feira, o PSDB terá 20 inserções de 30 segundos. Alckmin lista realizações do partido e emenda: "Há 20 anos o PSDB trabalha pela gente de São Paulo. Porque, para nós, é sempre possível fazer mais, fazer melhor".
O PT também aproveitou brechas para promover Marta Suplicy. Foram exibidos, 22 vezes, cinco comerciais de 30 segundos com o slogan "nova atitude". Marta é a estrela.
"A propaganda individual é proibida, mas a propaganda partidária é permitida", disse o promotor eleitoral Eduardo Rheingantz. Ele é um dos responsáveis por representações contra meios de comunicação, por entender que entrevistas publicadas com pré-candidatos são propaganda antecipada.
"Se houver abuso [nas propagandas partidárias], a gente tem que verificar" completa, dizendo que, por enquanto, não há ação desse tipo.
Nas propagandas do PT, Marta diz que "é preciso uma nova atitude na educação". Com imagens de engarrafamento, fala em "nova atitude no trânsito e no transporte".
Segundo Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, quando se analisa propaganda antecipada, é preciso levar em conta cargo almejado, méritos do postulante e ação política que se pretende desenvolver.
Para Admar Gonzaga, as inserções partidárias servem para que se divulguem postulados. "O candidato tem o direito de expor o que fez no passado. Mas não pode transbordar para dizer que só ele é capaz de fazer aquilo e ainda projetar para um evento próximo, eleitoral", diz.
As inserções da prefeitura listam ações na saúde, na educação e em infra-estrutura. Gilberto Kassab (DEM) não aparece nos vídeos. "Muita coisa está mudando na educação de São Paulo", diz o narrador.


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