São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crivella deve perder apoio do PTB e ter apenas 2 minutos na TV

Petebistas estão prestes a recuar de apoio ao senador do PRB no Rio e tendem a fechar com Eduardo Paes, do PMDB, que ficará com cerca de 14 minutos

SERGIO TORRES
RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

Candidato do PMDB à Prefeitura do Rio de Janeiro, o ex-deputado federal Eduardo Paes está prestes a tirar o PTB da candidatura do senador Marcelo Crivella (PRB) e ter o maior tempo na propaganda eleitoral de rádio e televisão.
No próximo domingo, na convenção municipal, o PTB vai colocar em votação se apoiará Paes ou Crivella. O favoritismo, conforme a Folha apurou com lideranças trabalhistas, é do candidato do governador Sérgio Cabral Filho. Seria formada, então, uma aliança do PMDB com PTB, PP e PSL, dando a ele cerca de 14 min dos 60 minutos que os candidatos têm direito em dois blocos diários no rádio e na TV.
Os entendimentos entre o ex-bispo Crivella, da Igreja Universal do Reino de Deus, com o presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, estavam quase fechados até que Paes voltou à disputa no início deste mês.
Quando o PMDB desistiu de apoiar a candidatura do petista Alessandro Molon, o governador reconduziu Paes à condição de candidato. O PTB, que esboçara um acordo com o PRB de Crivella, foi logo procurado por líderes peemedebistas no Estado, para recompor a coalizão antes desprezada.
Na sexta, o presidente provisório do diretório do PMDB municipal, deputado estadual Jorge Picciani, jantou com Jefferson e sua filha, a vereadora e presidente estadual e municipal do PTB, Cristiane Brasil.
A assessoria de Picciani informou que ele não recebeu dos trabalhistas garantias de apoio a Paes e que a decisão dependerá da convenção do PTB.
Líder da última pesquisa Datafolha, de março, com 20% das intenções de voto, e empatado tecnicamente com Jandira Feghali (PC do B), que tem 18%, Crivella terá 2 minutos na TV nos dois horários. A Folha tentou ouvir o senador ontem, mas ele não foi localizado.
Dois partidos que fazem convenção neste final de semana estão sendo disputados por Jandira e pelo petista Molon. O PDT tende lançar Paulo Ramos como candidato próprio, mas o PSB escolherá entre aliança com o PT ou com o PC do B.
Candidato do PV, o deputado Fernando Gabeira, aliado a PSDB e PPS, terá dez minutos nos dois horários do rádio e da TV. Se PT fechar acordo com o PSB terá cerca de dez minutos. Se ficar sozinho, cai para seis minutos em dois blocos. Jandira Feghali ficará com só dois minutos se não atrair o PSB; se o conseguir salta para seis minutos. Candidata do prefeito Cesar Maia, a deputada Solange Amaral (DEM) deve ficar sozinha, com oito minutos na TV.


Texto Anterior: Campo Grande: Prefeito vai a uma cerimônia a cada 3 horas
Próximo Texto: Substituto: Roberto Jefferson vai apresentar programa de TV da filha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.