São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

O espectro

O site Market Watch, do "Wall Street Journal", destacou o salto na Bovespa em reação ao Fed, o banco central americano, que decidiu não elevar as taxas de juros. A Bloomberg deu tanto a Bovespa como o dólar, que caiu em resposta ao Fed. E por aqui, nas manchetes do Globo Online ao UOL, a mesma coisa. A reação foi global, nos mercados abertos.

 

O "Financial Times" publicou ontem, no papel, a manchete sem verbo "O espectro da inflação sobre a economia global", mais a coluna de Martin Wolf com um alerta de "estagflação", se os bancos centrais não agirem na mesma direção. À noite, em editorial, o "FT" questionou o Fed por "ignorar a inflação global". E na manchete do site avisou que o banco central europeu vai, ele sim, elevar os juros.



"FOOD SUPERPOWER"
A "U.S. News" produziu longa reportagem desde Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, sob o enunciado "Brasil se torna a nova superpotência dos alimentos".
Relaciona a inflação global com as medidas anunciadas por aqui para concluir que, "enquanto as commodities explodem, o gigante da agricultura na América do Sul acelera para alimentar um mundo em necessidade". Ouve Embrapa, economistas, até fazendeiros de Iowa.

AMERICANOS
usnews.com
Para ilustrar o "boom" agrícola, a "U.S. News" foi ainda a Luís Eduardo Magalhães e ouviu fazendeiros americanos que trocaram o Meio-Oeste dos EUA pelo oeste da Bahia. Em vídeo, as mulheres de dois deles diziam coisas como "eu realmente passei a amar o Brasil", "país lindo"



SEM PRECEDENTES
Silvia Isquierdo/nytimes.com
No "NYT", ontem, gado em área desmatada da Amazônia
O ministro Carlos Minc convenceu o "New York Times", que destacou ontem que o Brasil, "em ação sem precedentes", tomou gado de fazendas ilegais na Amazônia. O jornal ouviu elogios de ambientalistas como a organização Friends of Earth, mas também o "aviso" de que precisa ser "a primeira de muitas" ações na mesma direção, "se o Brasil quer ter alguma chance de ser levado a sério no combate ao desmatamento".
A reportagem, postada também pelo "International Herald Tribune" e cedida pelo "NYT" ao Yahoo News, estava no topo das buscas de Brasil, ontem.



MARTA & ALCKMIN
O site da Reuters Brasil, até onde foi possível acompanhar, foi o único a dar manchete para a pesquisa Ibope em São Paulo, que trouxe Marta Suplicy com 31%, Geraldo Alckmin com 25% e Gilberto Kassab em distante terceiro lugar, com 13%.
O Ibope afirmou à agência que a rejeição de Alckmin "é muito abaixo da média de quem tem vida pública".

OUTROS CIMENTOS
Na Folha Online, "Prefeitura do Rio", de Cesar Maia, que tem candidata a prefeita, "e governo do Estado", de Sergio Cabral, que também tem, "tentam retomar as obras no morro da Providência" -embargadas por ordem de um juiz que viu crime eleitoral de Marcelo Crivela, ele mesmo candidato.
Cabral até falou à Globo contra o uso eleitoral.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Substituto: Roberto Jefferson vai apresentar programa de TV da filha
Próximo Texto: Justiça proíbe reportagem do "JT" com denúncias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.