São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 2009

Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Deu no TMZ celebridades noticia, com exclusividade, a morte do "rei do pop"

tmz.com
O site de celebridades noticia, com exclusividade, a morte do "rei do pop"

A notícia veio no fim do dia no site de celebridades TMZ, primeiro com a parada cardíaca e a internação, uma hora depois já noticiando a morte. De imediato, as manchetes de Huffington Post e Drudge Report linkaram o site.
Canais como CNN e sites de jornais como "New York Times" só foram noticiar quando a informação foi confirmada, depois, pelo "Los Angeles Times" e pela Associated Press.
TMZ vem de "Thirty Mile Zone" ou zona de trinta milhas, expressão usada para o entorno dos estúdios hollywoodianos em Los Angeles, área onde "tudo o que é entretenimento acontece".

LOCOMOTIVAS
nytimes.com
No "NYT" de ontem, as fotos das "locomotivas" China, Índia e Brasil, com um corretor corintiano


O "New York Times" de papel destacou ontem que o "Mundo de desenvolvimento é dado como motor para a recuperação", não os EUA, que "usualmente lideravam o mundo de volta ao crescimento". Desta vez, "gigantes emergentes como China, Índia e Brasil estão prontos para voltar com força no ano que vem, enquanto Europa, EUA e Japão ficam para trás".
O presidente da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico descreveu os três países como "locomotivas puxando o trem". E um especialista de instituto em Washington falou que "o descolamento está de volta".

SUPERCICLO
O "Financial Times" publicou a análise "Três razões por que o superciclo das commodities está vivo e passando bem". Afirma que as quedas de preços no segundo semestre do ano passado foram "correção saudável". Entre as três razões, destaca que a "força estrutural da economia global reside hoje nas economias emergentes.

CONSTRUTORES
Sob o título "Bric builders", construtores de Bric, trocadilho com tijolo em inglês, a "Newsweek" fez longa entrevista com o chanceler Celso Amorim, sobre o que a revista chama de "batalha contra o domínio americano". Para a "Newsweek", a cúpula Bric "teve peso simbólico muito maior" do que seus documentos finais indicam.

PETROBRAS & VALE
Nas buscas de Brasil por Yahoo News e Google News, abaixo do futebol, destaque para o acordo fechado ontem entre as gigantes Petrobras e Vale, para investimento em "projetos de energia", visando "explorar gás e petróleo na costa do Brasil". E que até reergueu a Bovespa, segundo Folha Online e outros.
Bloomberg e outras agências sublinharam o "interesse" declarado pela empresa de mineração de colaborar com a estatal de petróleo no pré-sal.

PÓS-GUERRA
wsj.com
Ontem o "Wall Street Journal" reportou que o "Big Oil" -grandes multinacionais de petróleo- faz semana que vem sua "festa de retorno" ao Iraque, com nova licitação de reservas depois de três décadas. "Mas a política interna está atrapalhando"

"CRESCE A PRESSÃO"
Na escalada de manchetes do "Jornal Nacional", ontem, citando depois o PSDB e o DEM, "Na crise do Senado, cresce a pressão para afastamento do presidente da casa". O telejornal destacou a reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" sobre a ligação de um neto de José Sarney com operações de crédito consignado.
Destacou também a resposta do senador, que falou em "campanha midiática".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.