São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem apoio no Maranhão, Alckmin busca ao menos "neutralidade" de Roseana Sarney

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

Na primeira visita ao Maranhão como candidato à Presidência, Geraldo Alckmin (PSDB) acionou a cúpula do PFL para pedir a "neutralidade" de Roseana Sarney (PFL) na campanha -o pai da senadora, ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), é defensor da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Diplomático, Alckmin disse que Sarney tem direito de "apoiar quem quiser". O tucano deixou a residência da família Sarney sem alcançar o objetivo e ouviu da senadora, que disputa o governo maranhense pela terceira vez, que o PSDB local é "muito hostil" à candidatura dela. Roseana só prometeu "continuar a conversa".
Ainda assim, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI), que participou do encontro, ficou satisfeito. "Tudo está bem encaminhado [para a neutralidade], mas as conversas têm de continuar." A união nacional entre PFL e PSDB não tem respaldo no Estado. O deputado Aderson Lago, adversário político da família Sarney, é candidato tucano ao governo. "Aqui não tem coligação e não terá porque temos nome para disputar o governo", disse Alckmin.
No aeroporto, Alckmin voltou a criticar Lula e prometeu alterar a política externa brasileira. "A política externa do atual governo é só ideologia. Vou fazer política externa voltada aos interesses brasileiros."

Itamar
Após uma semana de negociações, o comando da campanha de Alckmin teve ontem a promessa de adesão do ex-presidente Itamar Franco (sem partido) à candidatura tucana.
A concretização do apoio é costurada pelo governador de Minas, o tucano Aécio Neves, candidato à reeleição, e inclui uma viagem a Belo Horizonte amanhã à tarde.


Texto Anterior: Lula acena a empresários e foge do estigma de "pai dos bancos"
Próximo Texto: Eleições 2006/Candidatos na Folha: Oposição desperdiçou impeachment, diz Afif
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.