São Paulo, sábado, 26 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agropecuária repudia invasão e afirma que fazenda é "a mais produtiva do Pará"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Em nota de repúdio à invasão da Fazenda Maria Bonita, a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara afirmou que a propriedade é a "mais produtiva do Pará" e que por isso ela não deve ser desapropriada.
Segundo a nota da empresa, a área tem um "índice de produtividade 4,3 vezes superior à média do Estado do Pará, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicados no Anualpec 2008".
"O Grau de Eficiência (GEE) do imóvel, conforme as tabelas de ocupação por unidade animal (UA) por hectare, é superior a 500%, quando o Incra aceita o mínimo de 100%. Portanto, a Fazenda Maria Bonita é extremamente produtiva e não é passiva de desapropriação", afirmou a empresa.
A nota diz também que a Santa Bárbara é a "segunda maior organização privada do Estado do Pará" e que ela gera mais de 1.600 empregos formais e outros 10 mil indiretos.
A empresa, que pertence ao grupo Opportunity, afirma ter como objetivo "o compromisso de ser a organização mais eficiente do mundo no ramo pecuário, primando pela profissionalização, inovação, melhoramento genético e uso de alta tecnologia, buscando alta produtividade e respeito ao meio ambiente, além de dar dignidade aos empregados rurais e comunidades vizinhas".
Em nota anterior, a empresa já havia negado que a aquisição da fazenda tenha sido ilegal ou feita por meio de recursos desviados dos cofres públicos.
A agropecuária se disse, na ocasião, "inconformada" com essas suspeitas.
Segundo o texto, a empresa comprou as terras do fazendeiro Benedito Mutran Filho com a autorização e o conhecimento do governo estadual, o que validaria o negócio.


Texto Anterior: Sem-terra invadem fazenda do grupo de Dantas no Pará
Próximo Texto: Pelo país: Protestos marcam dia do trabalhador rural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.