São Paulo, Terça-feira, 26 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A crise é no PT, não no governo", afirma pedetista

da Sucursal do Rio

Leia, a seguir, trechos da entrevista de ontem do governador Anthony Garotinho (PDT):

Pergunta - Há uma crise no governo do Rio?
Anthony Garotinho -
Não há crise no governo. A crise é no PT. Não tentem transferir para o governo do Estado uma crise que é de um partido que integra uma aliança com o governo do Estado. O problema não é com o PT, é com o deputado Carlos Santana.

Pergunta - Mas o sr. chamou o PT de "Partido da Boquinha"...
Anthony Garotinho -
O que eu disse eu repito aqui. A conduta desse grupo ligado ao Carlos Santana é uma conduta fisiológica, quando eu disse essa frase, e repito, eu disse: "Eles deviam sair do PT e ir para o Partido da Boquinha". Eu não disse o PT, eu disse "esses seguidores"... Hoje eu falei ao telefone com o presidente José Dirceu, do PT. Disse a ele que, quando eu disse que o PT tinha elementos fisiológicos e que determinados grupos do PT ficariam melhor no PB, o "Partido da Boquinha", eu não estava me referindo ao PT como um todo. Eu estava me referindo, como me referi, àqueles grupos especificamente.

Pergunta - A frente de oposição não fica ferida?
Garotinho -
Absolutamente. Ele (Dirceu) compreendeu minhas palavras. Eu não posso aceitar a dubiedade do deputado Carlos Santana. Publicamente, ele dizia: "Nós entregamos os cargos, e o governador decide". Não. A minha decisão eu já tomei. Não posso admitir dentro do governo esse tipo de "Ah, eu obedeço a fulano...". Aqui não tem tendência. Aqui é governo do Estado do Rio de Janeiro.

Pergunta - A aliança permanece?
Garotinho -
Pelo meu desejo, permanece. A aliança com esse PT que tem uma postura construtiva permanece. Eu atrasei (a entrevista) com vocês porque estava numa reunião com o Banco Mundial e o secretário Jorge Bittar. Eu estou implantando o Banco do Povo, o orçamento participativo (propostas petistas). A aliança com o PT não foi fisiológica, foi programática.


Texto Anterior: PDT X PT: Garotinho demite 15, mas PT "light" fica no governo
Próximo Texto: Brizola diz que tentará conciliação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.