São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Lei do silêncio
O PT estuda recorrer ao Supremo Tribunal Federal para impedir que as fitas do caso Santo André cheguem à incontrolável CPI dos Bingos. Alega que foram obtidas com grampos ilegais e que havia decisão judicial determinando sua destruição.

Caso encerrado
O presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), não pretende nem submeter à votação do plenário eventual requerimento para que a acareação de hoje entre Gilberto Carvalho e os irmãos de Celso Daniel seja secreta, como queria o Planalto. Dirá que a questão carece de amparo regimental.

Cuidado extra
O caso Santo André não deverá ter parecer específico da CPI. Para evitar alegações de desvio do foco, o relator Garibaldi Alves (PMDB-RN) usará o que for apurado sobre a morte de Celso Daniel apenas para embasar seu parecer final, que deverá relacionar evidências de corrupção em Santo André e Ribeirão Preto.

Tô fora
Dois técnicos do TCU cedidos à CPI dos Correios, peças-chave nas investigações, acabam de retornar ao tribunal. Oficialmente, para tocar outros projetos. Na verdade, devido a divergências com a direção da comissão.

Fogo no circo 1
Alguns integrantes do governo não estão nem aí para a ira da oposição, que ontem atingiu o nível mais elevado em semanas e trancou tudo no Congresso.

Fogo no circo 2
Em privado, chegam a dizer que o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), "fez por merecer" os cartazes apócrifos espalhados por Brasília que o caracterizam como nazista.

Bolsa de apostas
Assessores de José Dirceu prevêem um placar de mais de dez votos de diferença contra o deputado na votação, hoje na CCJ, do parecer que pede a suspensão de seu processo de cassação. A conta bate com a do PFL.

A cruz e a espada
Embora a base aliada tenha maioria folgada na CCJ, vários governistas votarão contra Dirceu. Com voto aberto, o PSB fechou apoio ao parecer do relator Júlio Delgado (MG).

Morte anunciada
Começou no sábado a pressão dos grão-tucanos para que Eduardo Azeredo deixasse a presidência do partido. O senador resistiu um pouco, mas acabou cedendo à evidência de que sua situação era insustentável.

Fogo cruzado
Ainda de molho pela derrota do "sim" no referendo das armas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi atingido ontem por um tiroteio de parlamentares de todos os partidos para que adiasse o cumprimento da decisão de cassar João Capiberibe (PSB-AP).

Autopropaganda
Anfitrião de recente jantar de apoio a Anthony Garotinho, o governador Joaquim Roriz (DF) tem repetido que sua "especialidade" é derrotar o PT -já fez isso três vezes. Quem ouviu entendeu que seu objetivo é ser vice na chapa peemedebista.

Ponte da amizade
Na esteira do encontro Palocci-Serra, o ministro telefonou para petistas na Câmara paulistana. Anteontem, quatro vereadores do partido se reuniram com o secretário de Governo, Aloysio Nunes Ferreira.

Fórum parlamentar
A convite de Rodrigo Garcia (PFL), presidentes dos Legislativos estaduais se reúnem nesta sexta-feira em São Paulo. Pretendem criar um fórum nacional das Assembléias, com uma pauta comum de reivindicações aos governos estaduais.

TIROTEIO

Do deputado federal Carlito Merss (PT-SC) sobre o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), segundo quem o correligionário Eduardo Azeredo (MG) foi "ingênuo" ao aceitar recursos de Marcos Valério:
-Quando o valerioduto, um produto patenteado pelo PSDB, é usado pelo PT, trata-se de crime. Mas, quando o dinheiro vai para os tucanos, é ingenuidade.

CONTRAPONTO

Um a zero

Há uma semana, Cristovam Buarque (PDT-DF) procurou Heloisa Helena (PSOL-AL) no plenário do Senado e pediu à colega que lhe cedesse o lugar na fila dos discursos da sessão.
A senadora aceitou, e ele subiu à tribuna para criticar o governo Lula, no qual chegou a ocupar o Ministério da Educação quando ainda estava no PT.
Assim que o neopedetista desceu da tribuna, a senadora correu até ele com o celular na mão.
-Preste bastante atenção a esta mensagem-, pediu ela com aparente indignação.
"Mãe, esse Cristovam é bom. Você ouviu o discurso dele?", dizia o recado deixado por um dos filhos de Heloisa Helena. Ele, que aguardara pela fala da mãe, acabou assistindo à do senador.
Como os dois alimentam a intenção de disputar a Presidência, Cristovam aproveitou para cutucar a "concorrente":
-Pronto, já tirei um voto seu!


Próximo Texto: Ligação com Valério derruba Azeredo do comando do PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.