São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Gentilmente

Na manchete da Folha Online, à tarde, "Azeredo vai anunciar saída da presidência do PSDB".
Na manchete do Globo Online, "Azeredo deixará a presidência do PSDB".
Na Jovem Pan e CBN, a mesma coisa. Também nos canais de notícias. Até Fátima Bernardes, na Globo:
- Eduardo Azeredo deve renunciar ainda hoje ao cargo de presidente do PSDB.
E nada.
O Senado discutia então, ao vivo em seu canal, se o também senador João Capiberibe teria direito de defesa -e nada do discurso tucano.
Começaram os telejornais e nada. Na escalada do "SBT Brasil", "Denúncia de caixa 2 deixa Azeredo insustentável". Na do "Jornal Nacional", "Azeredo diz que vai renunciar à presidência do PSDB".
Ele só foi discursar e renunciar de fato quando o "JN" já estava terminando.

 

Na Globo News, Cristiana Lôbo dizia que Azeredo havia decidido sair por conta própria, "para se defender".
Já no blog de Josias de Souza, desde o início da tarde, sob o título "PSDB encosta Azeredo contra a parede":
- Em encontro com a cúpula do tucanato, Azeredo foi gentilmente informado de que terá de desocupar a cadeira de presidente nacional do PSDB. Os interlocutores ficaram com a impressão de que ele entendeu. Esperam que exiba alguma rapidez de raciocínio.
E nada, até o fim do "JN".
 

Tucanos e petistas, ontem no "JN", encenaram ameaças de rompimento. Para registro, no Globo Online:
- Governo e oposição evitaram confronto na CPI dos Correios. Embora Azeredo vá anunciar seu afastamento, nenhum petista tocou no assunto ou defendeu sua convocação. Em contrapartida, a oposição também não brigou pela quebra dos sigilos de Adhemar Palocci, irmão do ministro.

MAGISTRADO
Globo News/Reprodução
Rocha Mattos, Efraim Morais e Garibaldi Alves, ontem

Da Globo:
- A CPI dos Bingos vai pedir à Justiça cópias das escutas telefônicas sobre a morte de Celso Daniel. Em depoimento, o juiz João Carlos da Rocha Mattos, preso por venda de sentenças, disse que nas gravações o atual assessor do presidente, Gilberto Carvalho, orientou a viúva a demonstrar sofrimento em entrevistas.
Nas palavras de Mattos, segundo a Folha Online, era para ela se "comportar como uma viuvinha sofrida" no programa de Hebe Camargo.
No caso sem fim, que já produziu insinuações sobre a lisura e até a sexualidade do ex-prefeito, Daniel era tratado ontem como "um morto muito pouco querido", na "ironia" de Mattos, na Jovem Pan.
 

Para a Folha Online, trata-se de "juiz afastado" e "preso desde 2003". Para o Globo Online, na home page, nem juiz, só "acusado de corrupção". Já para o site do PSDB, na home, "Juiz confirma envolvimento de Carvalho no caso Daniel". E no texto tucano:
- O magistrado confirmou participação de Carvalho nos acontecimentos que sucederam o assassinato.

Bateu no vice
A controvérsia com a jornalista Judith Miller não acabou, pelo contrário, mas o "New York Times" se recupera e parte para o ataque, no caso que vem consumindo os EUA. Na manchete de ontem, no jornal e no site, "Cheney contou a assessor sobre funcionária da CIA".
O vazamento do nome de agente secreto pode ser considerado crime no país. Ainda que venha do todo-poderoso vice Dick Cheney.

Outro lado
Quanto à jornalista, atacada no próprio "NYT", ela passou a ser defendida, agora, por jornais alinhados ao governo George W. Bush.
Entre outros, deram editoriais em favor dela o "Washington Post", "New York Sun" e "New York Post". O blogueiro de mídia Jim Romenesko fez até uma "sugestão para Judy: envie seu currículo para o "Post'".

Versão ocidental
Bush deu entrevista ontem ao Al Arabiya, canal moderado criado para concorrer com a Al Jazira. Mas o Ocidente quer mais, pelo jeito.
Segundo o blog de Sérgio Dávila, a BBC -de onde saiu quase toda a equipe da Al Jazira- anunciou que vai lançar canal em língua árabe:
- A idéia é dar a "versão ocidental" ao espectador de canais como Al Jazira.

Mais um
No Brasil, até a blogosfera é singular. Ricardo Noblat nunca mais foi o mesmo depois que o blog deixou de ser independente e fechou com o iG, então com Daniel Dantas.
Agora é Tiago Dória, um dos melhores blogueiros de mídia entre os independentes, que anuncia o convite para o mesmo portal. Começa hoje.

@ - nelsondesa@folhasp.com.br

Texto Anterior: Para bispo, acordo foi com presidente, não com ministro
Próximo Texto: Mídia: Jornalismo investigativo é tema de evento no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.