São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL

ELEIÇÕES 2008


Kassab deve vencer hoje em São Paulo

Datafolha aponta que democrata é favorito na 7ª eleição a prefeito desde o fim da ditadura

Candidatos do PT também devem perder nas capitais da Bahia e do Rio Grande do Sul


O PREFEITO de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), deve ser reeleito hoje. Pesquisa Datafolha concluída ontem mostra que ele tem 60% dos votos válidos, contra 40% da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Eleito vice-prefeito em 2004, Kassab assumiu o cargo em 31 de março de 2006, quando José Serra (PSDB) renunciou para disputar o governo do Estado. Se seu favoritismo se confirmar, a partir de 1º de janeiro ele tomará posse como o sétimo prefeito eleito diretamente desde a redemocratização do país.
No Rio, o peemedebista Eduardo Paes tem 51% e permanece empatado com o deputado federal Fernando Gabeira, do PV, com 49%. Já em Belo Horizonte, o candidato do PSB, Marcio Lacerda, abriu 18 pontos de vantagem sobre o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB). No Rio e em BH a margem de erro também é de dois pontos.
Em São Paulo e em Minas Gerais, os candidatos favoritos são apoiados pelos respectivos governadores: Kassab por José Serra (PSDB), e Lacerda por Aécio Neves (PSDB).
O mesmo já não acontece em Salvador, onde o candidato do governador Jaques Wagner (PT), o deputado federal Walter Pinheiro (PT), deve perder para o prefeito João Henrique (PMDB), que é apoiado pelo ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional. Em Porto Alegre, outro prefeito do PMDB, José Fogaça, deve derrotar outra deputada federal do PT, Maria do Rosário.
No país, 27.166.584 eleitores estão aptos a votar nos 30 municípios -dos quais 11 capitais- com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato obteve metade mais um dos votos válidos no primeiro turno.
No Estado de São Paulo, 10.803.006 eleitores devem voltar hoje às urnas na capital e nas cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, São José do Rio Preto, Mauá e Bauru. Assim como no primeiro turno, a votação vai das 8h às 17h.


Texto Anterior: Elio Gaspari: Giannotti teme uma crise da democracia


Próximo Texto: Foco: Kassab reduz aparições, enquanto Marta realiza carreata em seus redutos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.