São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Texto Anterior | Índice

RUMO A 2006

Senador quer regras novas já no ano que vem

Renan diz que reforma eleitoral precisa sair "a qualquer preço"

DA FOLHA ONLINE

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou ontem, em São Paulo, que o Congresso precisa aprovar uma reforma eleitoral "a qualquer preço" para que as regras entrem em vigor já nas eleições presidenciais do ano que vem.
"A crise no Brasil é monumental; mais de 70 pessoas já foram ejetadas dos cargos que ocupavam", disse o peemedebista.
Renan defendeu que a reforma política ocorra por meio de uma "emenda constitucional, para que sejam feitas mudanças antes mesmo de um ano da eleição".
Segundo o presidente do Senado, a corrupção no Brasil se tornou "uma praga generalizada que atinge a todos os partidos".
O Congresso avalia uma série de propostas para reformar a prática eleitoral no país. Na semana que vem, a Câmara deve votar a PEC que acaba com a verticalização das coligações partidárias no país (o que desobrigaria os partidos de fazerem as mesmas alianças nos três níveis das eleições).
Nesta semana, comissão especial da Câmara aprovou a proposta de extensão até o fim de dezembro do prazo para que sejam válidas ainda em 2006 eventuais mudanças nas regras eleitorais.
Para entrar em vigor, entretanto, a proposta tem que ser aprovada nos plenários da Câmara e do Senado, em dois turnos.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.