São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara faz pedido de informações sobre carona a filho de Lula

Deputados pedem à Aeronáutica a lista dos 15 convidados de Lulinha em voo da FAB de São Paulo a Brasília no mês passado

Governistas dizem que irão pedir dados da gestão FHC; oposição afirma que "assim vamos descobrir passageiros das caravelas de Cabral"


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou ontem requerimento de informação ao Ministério da Defesa para ter acesso à lista com os nomes das 15 pessoas que voaram junto com o empresário Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) em 9 de outubro.
Apresentado pela oposição, o requerimento também pede detalhes do plano de voo. Segundo reportagem da Folha, o avião, conhecido como Sucatinha, estava prestes a pousar em Brasília quando teve de retornar a São Paulo para buscar o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, um assessor dele, Lulinha e convidados.
Em nota, Meirelles afirmou que só no embarque soube que Lulinha e mais 15 pessoas viajariam com ele.
Inicialmente, o vice-líder tucano, deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), tentou convocar o ministro Nelson Jobim (Defesa) e o general Jorge Armando Felix, chefe de gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, na comissão. Com minoria, no entanto, vendo que seria derrotado pela base aliada do presidente Lula, aceitou trocar por requerimento de informações.
O deputado José Mentor (PT-SP) ameaçou aumentar o escopo do requerimento para governos anteriores. "Quero saber se em outros governos outros passageiros também foram transportados. Qual é o problema dessa viagem? Isso é uma coisa corriqueira, o governo sempre convida pessoas para viajar com ele", disse.
O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) contestou. "Assim vamos tentar descobrir os passageiros da caravela de Cabral, não vamos politizar as coisas", afirmou.
(MARIA CLARA CABRAL)


Texto Anterior: Rumo a 2010: Ciro agora diz que Serra é um "ectoplasma"
Próximo Texto: Judiciário: CNJ afasta juiz do Maranhão e abre apuração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.