UOL

São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Petrobras adapta ações antigas para Fome Zero

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A maior estatal do país, a Petrobras, também teve de se adaptar para ajudar no programa prioritário do governo federal. Para isso, criou o Programa Petrobras Fome Zero.
O nome é novo, mas trata-se apenas da reunião de programas sociais que já eram realizados pela empresa antes do anúncio feito pelo governo, em 1º de setembro passado.
De acordo com José Carlos Vidal, consultor da presidência da empresa e coordenador do Petrobras Fome Zero, os programas "foram convertidos para se adequar aos princípios do Fome Zero". Ou seja, foram feitas algumas modificações em programas já existentes.
A empresa enviou à Folha um documento com o andamento dos programas do Petrobras Fome Zero. Dos 16 programas citados, 14 já existiam antes do anúncio oficial. A Petrobras aprovou R$ 303 milhões para os programas para serem gastos até 2006, e deve fechar este ano com cerca de R$ 50 milhões gastos.
Em seu discurso de 1º de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tratou de metas específicas para o Petrobras Fome Zero. Ele mencionou, entretanto, uma delas: o uso da água encontrada em poços de prospeção de petróleo abandonados. "No dia em que vocês reabrirem esse poço [um poço na cidade de Mossoró (RN)], aí eu quero ter o prazer de estar lá para apertar um botão", declarou.
Essa atividade está no documento recebido pela Folha como estando relacionado à agricultura familiar. O programa se chama Molhar a Terra.
O programa previa que 50 poços começariam a ser recuperados até o início de dezembro.
Não há números conhecidos do que foi executado. O poço de Mossoró foi inaugurado no dia 19 de dezembro.
Outros programas listados como fazendo parte do Petrobras Fome Zero tratam de combater a prostituição infantil, criar oportunidades de trabalho para deficientes e de formação profissional para jovens, entre outros temas. (HUMBERTO MEDINA)


Texto Anterior: Ação do governo frustra promessas de Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.