São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIÁRIO DE DAVOS

CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL

SEGREGAÇÃO
Klaus Schwab, presidente e criador do Fórum Econômico Mundial, se viu obrigado ontem a emitir nota para informar que não teve conhecimento prévio de artigo publicado na "Global Agenda", a revista dos encontros anuais, sob o título "Boicote a Israel".
É proposta de Mazin Qumsiyeh, defensor dos direitos palestinos e que trabalhou nas universidades Duke e Yale.
Argumento do palestino: "Se o apartheid era um problema na África do Sul, por que é uma solução em Israel/Palestina?".
Os países ocidentais decretaram boicote à África do Sul enquanto o apartheid estava em vigor.

TIETAGEM EXPLÍCITA
Congestionamento de gente nas escadas que levam ao andar de baixo de Davos (embora Davos não tenha andar de baixo no conceito Elio Gaspari): ninguém descia nem subia enquanto a atriz Angelina Jolie não saía da sala em que participava de debate. Gente rica e poderosa também é tiete.
Mais tarde, quando os jornalistas brasileiros deixavam a entrevista com Amorim, eis que aparece la Jolie, tailleur café-com-leite, barriguinha de grávida. Assustou-se com o assédio do onipresente Sérgio Girz e com centenas de olhos que a procuravam. Tentou uma porta, estava trancada, outra, idem.
Até achar uma que lhe permitisse escapar dos olhares.

FRIO SEM PAISAGEM
Congestionamento também de carros na Promenade, a principal via de Davos, assim que terminaram as sessões de ontem, por volta das 18h30, horário local. As medidas de segurança tomadas por conta do evento, que reúne autoridades e celebridades de todo o mundo, provocam retenções. Os carros não andam, obrigando famosos (e não-famosos, então, mais ainda) a caminhar sob um frio de -16C. Mas sem uma mísera gota de neve até agora.


Texto Anterior: Paulo Coelho e o Irã nuclear
Próximo Texto: Linha vermelha: Bono lança grife para combater a Aids
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.