São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 17 horas de cirurgia, Alencar está na UTI

Quadro do vice-presidente, que retirou nove tumores cancerígenos anteontem, é considerado estável

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Após uma complexa cirurgia que durou cerca de 17 horas, o vice-presidente José Alencar, 77, está em recuperação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e o quadro clínico dele é considerado estável. Não há previsão de alta hospitalar.
O vice-presidente foi submetido anteontem a uma cirurgia no abdome para o tratamento de tumores cancerígenos. O procedimento foi classificado como de "alta complexidade" para a retirada de um tumor principal, que media de 10 cm a 12 cm, e outros oito menores, no retroperitônio, que é a porção posterior do abdome.
Segundo boletim médico divulgado às 13h55 de ontem, foi retirada uma porção do intestino delgado, uma parte do intestino grosso e dois terços do ureter, que estavam comprometidas pelo câncer.
Durante a cirurgia, o ureter foi substituído por uma parte do intestino delgado, com a mesma função de ligar o rim à bexiga. Após a retirada dos órgãos comprometidos, o paciente se submeteu ainda a uma quimioterapia hipertérmica.
Um cateter foi introduzido na cavidade peritonial e foi injetada uma solução quimioterápica, aquecida a cerca de 40C, para atuar nos tumores microscópicos. Outros três cateteres fizeram a aspiração, promovendo uma lavagem.
Alencar respira com a ajuda de aparelhos e, segundo boletim, mantém todos os sinais vitais normais, inclusive com bom funcionamento do rim -ele possui apenas o esquerdo.
"O paciente está bem, levando-se em conta o tipo de intervenção", informou a equipe médica, coordenada pelo oncologista clínico Paulo Hoff, pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pelo cirurgião-oncologista Ademar Lopes.
Ontem, ministros telefonaram para familiares de Alencar. Existe a possibilidade de o presidente Lula visitá-lo hoje.


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: "Enquanto isso, na selva"
Próximo Texto: Ex-prefeito: Pitta é operado para retirada de tumor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.