UOL

São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LAVAGEM DE DINHEIRO

Banco Central pode adotar cadastro nacional de correntistas para inibir crime
O Banco Central estuda a adoção de um cadastro nacional de correntistas, medida recomendada ontem por representantes do governo, da Justiça Federal e da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) encarregados de propostas para aperfeiçoar o combate à lavagem de dinheiro.
O cadastro seria informatizado e conteria o nome e o CPF de todos os titulares de contas no país, sejam elas individuais ou conjuntas. Isso permitiria maior rapidez e facilidade na identificação das contas de uma pessoa sob investigação. Hoje, nas quebras de sigilo, a Justiça comunica a ordem ao BC, que a repassa às instituições.
A comissão responsável pelo estudo foi criada em setembro e concluiu ontem os seus trabalhos. Ela propôs a criação em cada Estado de ao menos uma vara judicial especializada em combate à lavagem de dinheiro e a instalação de fóruns estaduais para articulação conjunta entre a Justiça, a polícia, a Receita e o BC, entre outros órgãos. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Rio de Janeiro: STF decide manter bloqueio de R$ 86 mi
Próximo Texto: Operação social: Magali é estrela de gibi para Fome Zero
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.