São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Sobe ou desce

A Economist Inteligence Unit, consultoria do grupo "Economist", postou que "o Brasil provavelmente vai encolher" em 2009, "ainda que modestamente". Já a "Newsweek" traz artigo do chefe do Morgan Stanley para emergentes, avaliando que "a crise jogou a maioria dos países para trás, mas a vida ainda é uma praia no Brasil, graças a uma gestão inteligente". E a Veja.com deu que o Banco Central, em reunião "com economistas", ouviu projeções "relativamente otimistas" de inflação, crescimento, emprego.

DOMINÓ EMERGENTE?
economist.com
O quadro montado pela "Economist", que toma por base o risco concentrado agora nas "dívidas de empresas e bancos"

A "Economist" dá na capa o risco de quebra na Europa Oriental, "que pode levar a União Europeia". Em texto menor, intitulado "Teoria dominó", especula para onde "pode se espalhar o contágio emergente". Dá um quadro sem países menores como Ucrânia e Romênia, que encabeçariam a lista, e foca 17 "grandes emergentes". O Brasil surge em sétimo, no critério de risco da revista, depois de África do Sul, Hungria, Polônia, Coreia do Sul, México e Paquistão. Mas em situação pior do que, entre outros, Turquia, Rússia, Argentina e Venezuela.

PRESSÃO LÁ
Ontem na home do "Financial Times", a troca na direção do UBS, enquanto "cresce a pressão sobre a disputa em torno dos impostos nos EUA". O governo americano quer acesso a outros clientes do país que recorreram ao banço suíço para fugir da receita.

ACORDO CÁ
Ontem no Radar On-line, "o UBS Pactual pagou R$ 200 mil à Comissão de Valores Mobiliários e livrou-se de um problema: o colegiado da CVM aceitou a proposta para que não seja aberto processo administrativo contra o banco" por "indícios de infração".

ETANOL, SOBE OU DESCE
O noticiário sobre açúcar e etanol de cana por aqui vai em direção oposta à cobertura de "Wall Street Journal" e "Financial Times". No primeiro, "Exportações de açúcar e etanol do Brasil devem crescer", puxadas por demanda maior da Índia. No segundo, "o Barclays Capital avalia que ampla apreciação nos preços do petróleo em 2009 vai revigorar a demanda pelo etanol do Brasil".

NOVO PLANO
Still Pictures/economist.com
A "Economist" foi à "Amazônia brasileira" saudar a aparente viabilização do plano de Mangabeira Unger para a região a começar do esforço de regularizar a propriedade de terra.

"Z"
time.com
A "Time", o americano "USA Today" , o inglês "Telegraph" e outros publicam resenhas de "The Lost City of Z", em que David Grann relata seu esforço para desvendar o que houve com o coronel Percy Fawcett, que em 1925 desapareceu na Amazônia brasileira "em busca de um reino mítico: Z". O melhor do livro, segundo as avaliações, está na memória das explorações de Fawcett. Mas a "Time" sublinha que Grann achou outro arqueólogo perdido, que "vive com tribo no meio da floresta e sugere que Z pode ter sido mais do que imaginação". A ampla atenção dada a "The Lost City of Z" se deve ao fato de que o livro está sendo adaptado para o cinema, provavelmente com Brad Pitt como Fawcett.

FIM
Joa Mahoney/rockymountainnews.com
Meio-dia e o executivo do "Rocky Mountain News" avisa à redação que a edição de hoje seria a última do jornal de 150 anos de Denver, "vítima das mudanças na nossa indústria".



Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Caso Battisti: Câmara italiana aprova moção contra refúgio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.